Qual o papel do Complexo de Golgi?

Perguntado por: aalencastro . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

O complexo golgiense é, de maneira resumida, uma organela relacionada com a produção, processamento, empacotamento e endereçamento de uma série de substâncias no interior da célula.

Os lisossomos participam do processo de digestão intracelular. Os lisossomos são organelas responsáveis pela digestão intracelular, promovendo a degradação de várias partículas extracelulares e moléculas ingeridas pelas células.

O Complexo de golgi é constituído de 6 à 20 bolsas membranosas achatadas, denominadas cisternas, empilhadas uma sobre as outras. Nas células vegetais há conjuntos dessas cisternas espalhados pelo citoplasma, os dictiossomos ou golgiossomos.

O complexo de Golgi, também conhecido como aparelho de Golgi, se trata de uma organela membranosa que surgiu, muito provavelmente e em última instância, à partir de invaginações da membrana plasmática.

Alternativa “d”.
O complexo golgiense atua principalmente na secreção celular, processo em que ocorre a secreção de substâncias por meio de vesículas.

Exercícios - Complexo de Golgi
( ) É local de síntese de lipídios e esteroides.

Os lisossomos são vesículas delimitadas por uma membrana celular que, assim como as demais membranas das células, é composta pela bicamada lipídica associada a proteínas que acaba por exercer o controle do que entra e sai dessa organela.

Os ribossomos são organelas responsáveis pela síntese de proteínas na célula. Células responsáveis por grande produção de proteínas, como as do pâncreas, são ricas nessas estruturas.

Lisossomos: os lisossomos, assim como os peroxissomos são produzidos no interior do Complexo de Golgi. Também estão presentes no citoplasma da grande maioria das células eucariontes.

O citoplasma é o espaço intracelular que, nas células eucariontes, representa a região entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear. O citoplasma abriga o citoesqueleto, as organelas citoplasmáticas e algumas substâncias contidas ali de maneira, geralmente, temporária, como proteínas, lipídios e pigmentos.

Esse conjunto se assemelha a uma pilha de pratos, sendo que cada uma dessas pilhas de Golgi contém, geralmente, 4 a 6 cisternas, embora alguns flagelados unicelulares possam ter mais de 20. Em células animais, localiza-se próximo ao núcleo e ao centrossomo e adjacente ao retículo endoplasmático.

O complexo golgiense é responsável pela secreção de substâncias produzidas no retículo endoplasmático e também por secretar as macromoléculas produzidas por ele próprio, como a pectina.

Todas as funções a seguir podem ser atribuídas ao complexo golgiense, exceto: a) glicosilação.

1.3 Qual das funções abaixo não é realizada pelo Aparelho de Golgi? A) Glicosilação de proteínas. B) Síntese de proteínas. C) Glicosilação de lipídeos.

As alternativas a seguir referem-se às características do Complexo de Golgi, EXCETO: a) Geralmente se encontra próximo ao núcleo. b) Não apresenta cisternas na sua constituição. c) Pode exportar substâncias. d) Distribui e armazena proteínas e lipídeos.

Os esteroides anabolizantes (EA) são drogas que têm como função principal a reposição de testosterona (hormônio responsável por características que diferem homem e mulher).

Esteróides são hormônios produzidos pelo córtex da supra-renal, ou pelas gônadas, os quais são responsáveis por diversas funções no organismo, tais como controle metabólico ou de características sexuais.

Os esteroides são considerados uma categoria especial de lipídios, sendo o colesterol o esteroide mais conhecido. As células utilizam o colesterol como matéria-prima para a fabricação das membranas celulares e dos hormônios esteroides.

A fagocitose relaciona-se com o englobamento de partículas sólidas e grandes, enquanto a pinocitose relaciona-se com partículas líquidas e pequenas. A fagocitose é realizada apenas por células que são capazes de movimentar-se, tais como as amebas, macrófagos e neutrófilos.

Podemos classificar a endocitose em três tipos principais: fagocitose, pinocitose e endocitose mediada por receptor.