Qual o peixe é rico em ômega 3?

Perguntado por: mjesus . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

salmão

Dentre todos os peixes citados, o que apresenta maior concentração de EPA e DHA é o salmão com pele.

Quando avaliada as relações ômega 6/3, as melhores foram as do badejo (2,22) e do namorado (1,19), no entanto essas espécies apresentam muito pouca quantidade de ômega-3. Palavras-chave: Ácidos Graxos, Colesterol, Peixes, Doença da Artéria Coronariana / prevenção & controle.

Fontes vegetais de ômega-3
Há excelentes fontes de ômega-3 no reino vegetal como , por exemplo , nozes, sementes de chia e linhaça, óleos de canola e soja, dentre outros. É importante entender , no entanto, que as fontes vegetais oferecem apenas a forma inativa do ômega-3, que é o ALA(ácido alfa-linolênico).

O ovo é um dos poucos alimentos que é isento de gordura trans - tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural ou industrial que transforma óleos líquidos em gordura sólida a temperatura ambiente -, e rico em ômega 3 – ácidos graxos conhecidos por serem componentes fundamentais da membrana ...

A semente de linhaça é, junto da semente de chia, um dos principais alimentos ricos em ômega 3, pois é abundante em ácido alfa-linolênico (ALA) e pode ser consumida em seu formato original ou em forma de óleo. Outros alimentos com grande quantidade de ômega 3 são nozes, óleo de canola e óleo de colza.

Salmão

Salmão, o campeão
Do ponto de vista nutricional, o salmão é o vencedor da competição de peixes mais saudáveis. “Peixes mais gordos de água fria são uma fonte melhor de ômega 3”, disse Camire, e o salmão é rei quando se trata do número de gramas de ômega 3 por quilo.

Contém vitamina D e proteínas de alto valor biológico. O peixe tilápia é um alimento com uma boa quantidade de proteínas importantes e de alto valor biológico. Esses nutrientes ajudam nos processos cognitivos e na saúde do nosso metabolismo. Ele são absorvidos com mais facilidade do que os que vêm de outros alimentos.

Proteínas: A sardinha é uma boa fonte de proteínas de alta qualidade, que são essenciais para a construção e reparação dos tecidos musculares, além de serem importantes para diversas funções do organismo.

Salmão

Salmão. O salmão é rico em proteínas, potássio, magnésio, vitamina B3, vitamina B12 e vitamina A, além de ser o peixe mais rico em ômega 3.

açaí

Resumo: O açaí é considerado um alimento energético e benéfico à saúde, sendo fonte de fibras, de proteínas, de vitamina E e de ácidos graxos essenciais, como Ômega-6 e Ômega- 9, além de minerais, como manganês, boro, cromo e cobre.

Algumas plantas ou grãos como quinoa, grão de bico, ervilha e lentilha também possuem proteína em sua forma vegetal.

salmão

A sardinha nada de braçada nesse quesito: na versão enlatada, a mais ingerida no país, aparecem entre 1 200 e 2 mil miligramas de ômega-3. O salmão de cativeiro, que domina o mercado e os rodízios japoneses, oferece doses mais módicas do componente.

Então o que é melhor: óleo de linhaça ou óleo de peixe? Como o óleo de peixe contém ômega-3 natural EPA e DHA (que não precisa ser convertido de ALA), muitos especialistas em nutrição recomendam óleo de peixe sobre o óleo de linhaça.

Confira 6 desses alimentos de origem não animal que são ricos em ômega-3 e inclua-os hoje mesmo no seu cardápio junto com os peixes:

  • Óleo de algas. Foto: iStock. ...
  • Sementes de linhaça. Foto: iStock. ...
  • Sementes de cânhamo. Foto: iStock. ...
  • Sementes de chia. ...
  • Nozes. ...
  • Leguminosas. ...
  • Dá para substituir os peixes por esses alimentos?