Qual o prazo para estorno de cartão de débito Itaú?

Perguntado por: acoutinho6 . Última atualização: 28 de maio de 2023
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90 dias

No app Itaú Cartões você pode contestar respeitando o prazo de 90 dias da data da compra. Caso você não encontre a compra, você pode abrir a solicitação pelo chat (indo no menu ajuda) ou pela nossa Central de Atendimento.

Basta ligar para 4004 1144 ou 0800 726 1144.

Para realizar o cancelamento do pagamento, você deve seguir a seguinte rota: Menu > Contas a Pagar > Incluir e Alterar > Alterar ou Excluir. Após excluir a inclusão você deve autorizar esta inclusão através da rota: Menu > Contas a Pagar > Autorizar > Alterações ou Exclusões.

No estorno de débito, o processo acontece assim: você pede o retorno do dinheiro ao lojista, e após análise e liberação do estorno, seu dinheiro é devolvido na sua conta corrente que está atrelada ao seu cartão de débito. Vale dizer que o prazo do estorno de débito pode acontecer em até 30 dias.

Caso o estorno seja feito em forma de créditos, ele vai estar disponível na mesma fatura, ou na seguinte se a atual já tiver sido fechada. Portanto, o estorno do cartão de crédito leva entre 30 e 45 dias.

Como ver na fatura que o estorno no cartão de crédito foi feito? Todo valor devolvido na fatura do cartão como crédito aparece sinalizado. Ele pode estar na cor verde e/ou com a sigla "Est.", de estorno. Dessa forma, fica fácil identificar o crédito recebido.

Estorno de Débito em Conta
Ao verificar que foi debitado um valor indevido, o cliente deve avisar ao lojista imediatamente. Na própria máquina é possível solicitar o estorno, passando o cartão do cliente novamente.

Em alguns casos, o estorno no cartão de crédito acontece em até 24 horas após a confirmação do cancelamento pelo estabelecimento. Porém, esse prazo pode ser maior, pois tudo depende da empresa responsável pela máquina de cartão. Algumas delas levam até 15 dias para realizar esse procedimento.

120 dias

Ao iniciar o procedimento, você deve enviar informações e dados para reforçar a sua solicitação, como: comprovante do débito da compra; descrição da ocorrência; comprovante das tratativas com o vendedor. Em seguida, o time do cartão intermediará a contestação — o prazo de retorno da contestação é de 30 a 120 dias.

Além disso, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem um prazo de 7 dias para desistir de uma compra e pedir ao estabelecimento o estorno da compra no cartão, seja por qual motivo for, quando a compra é feita pela Internet.

O estorno provisório é um valor que disponibilizamos, em alguns casos, para que você não precise pagar a compra contestada enquanto ela está em análise. No fim do processo, se a bandeira (Visa ou Mastercard) ou o estabelecimento identificar que a compra é devida, o valor será relançado em sua fatura.

Entre em contato com a loja ou vendedor e informe o motivo do cancelamento. Siga as orientações da loja e aguarde a confirmação de cancelamento da compra. Se houver recusa ou cobrança indevida, entre em contato com a operadora do seu cartão ou com a administradora para pedir a devolução do valor.

Para solicitar o estorno de uma compra com o cartão de débito o cliente deve avisar o lojista caso tenha acontecido no momento da compra, ou até mesmo, acionar o banco.

Por que o estorno demora tanto? O tempo de espera do estorno varia conforme a comunicação entre a operadora da máquina do cartão, a bandeira do cartão e a loja. Isso pode levar entre 24 horas até 15 dias.

Isso pode acontecer em diversas situações. Por exemplo, quando o cliente se arrepende da compra dentro dos 7 dias úteis permitidos. Ou então, quando a cobrança é considerada indevida. E, ainda, quando acontece algum erro no pagamento, como quando a cobrança é aplicada duas vezes sem querer.

como contestar uma compra?

  1. Faça login no app Itaú Cartões.
  2. No menu serviços escolha a opção "contestar compra"
  3. Vá no botão "escolher a compra para pedir ajuda"
  4. Selecione a compra que você deseja contestar.
  5. Clique em "reportar problema"
  6. Selecione o motivo da sua contestação e siga o passo a passo.

Neste caso, quando a loja ou estabelecimento negam o estorno ou quando a devolução não ocorre dentro dos termos, o consumidor pode e deve buscar seus direitos! Desse modo, o consumidor precisa buscar uma unidade mais próxima do PROCON, para abrir uma reclamação contra o estabelecimento.

em casos de cancelamento indevido de serviços, o consumidor tem até 30 dias para solicitar o ressarcimento do que foi pago. no caso de cobranças indevidas ou valores cobrados a mais, o consumidor pode solicitar a devolução do dinheiro em até 5 anos.