Qual o presidente que mais governou o país?

Perguntado por: sconceicao . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

O presidente que por mais tempo governou o Brasil foi Vargas, que o fez por 14 anos, 11 meses e 26 dias ou 5 474 dias seguidos e, posteriormente, mais 3 anos, 6 meses e 23 dias ou 1 301 dias seguidos, totalizando 18 anos, 6 meses e 19 dias ou 6 775 dias como líder do poder executivo.

Criou políticas sociais como Cisternas, Luz Para Todos, Brasil Sorridente, além de políticas para a promoção de igualdade racial. As políticas sociais de Lula tornaram-se exemplo para muitos países do mundo.

Eurico Gaspar Dutra, Juscelino Kubitschek, Ernesto Geisel e José Sarney foram os presidentes que exerceram mandatos de cinco anos. O único presidente a exercer o mandato de seis anos foi João Figueiredo, por força da Emenda constitucional n.º 8 de 1977, artigo 75, parágrafo 3º.

O governo FHC é tambem conhecido pelo maiores esquemas de corrupção do Brasil e do mundo, o caso do Banestado [1] .

Como começou o Pix? Apesar de o Pix ter sido lançado durante a gestão do atual presidente por meio do Banco Central, os estudos são anteriores à chegada de Bolsonaro ao Poder e começaram em 2018, sob a gestão de Michel Temer (MDB) - à época, a autoridade monetária era comandada pelo economista Ilan Goldfajn.

No Datafolha mais recente, divulgado em 19 de outubro, Lula está na frente, com 52% dos votos válidos. Bolsonaro tem 48%. Confira a pesquisa.

Bolsonaro, Figueiredo e Floriano: os presidentes que não passaram a faixa. Ocorreu um problema. Tente atualizar a página. Jair Bolsonaro viajou na noite de sexta-feira (30) para Orlando, nos Estados Unidos, e não vai participar da posse do seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva.

O primeiro, contra Getúlio Vargas, foi rejeitado pelo Plenário da, então, Câmara Federal. Já o seguinte, contra Fernando Collor, resultou em sua inelegibilidade e privação dos direitos políticos por oito anos. E o último, contra Dilma Rousseff, resultou em sua cassação sem perda de direitos políticos.

Na mensagem, o Presidente Jair Bolsonaro assinalou os grandes projetos de infraestrutura iniciados em 2021; a melhoria do ambiente de negócios; os recordes do comércio exterior e os investimentos sociais.

  • CONCESSÃO DE PENSÃO VITALÍCIA A CRIANÇAS VÍTIMAS.
  • DO ZIKA VÍRUS.
  • REDE DE ATENÇÃO MATERNA E INFANTIL PARA CUIDADO.
  • DE MULHERES E CRIANÇAS.
  • - CUIDA MAIS BRASIL.
  • - PROGRAMA MÃES DO BRASIL.
  • PISO SALARIAL NACIONAL DA ENFERMAGEM.
  • (ENFERMEIROS, TÉCNICOS, AUXILIARES E PARTEIRAS)

Lula assinou 2 decretos no dia 31 de janeiro de 2023 para intensificar a interlocução com os movimentos populares e a sociedade civil na elaboração e avaliação de políticas públicas. Criou o Conselho de Participação Social e o Sistema de Participação Social Interministerial.

A reeleição (renovação do mandato nas eleições seguintes) é permitida, limitada a uma vez no caso de prefeitos, governadores e presidente da República. Há proposta de se proibir a reeleição dos chefes de Poder Executivo para o período subsequente, bem como de se estender a duração dos mandatos para 5 anos.

Segundo JK, se com outros governantes este processo levaria cinquenta anos, com ele levaria apenas cinco.

Lula, no final de seu terceiro mandato, chegará a 12, e só fica atrás do gaúcho nesse quesito. No Brasil, 13 eleições presidenciais diretas já foram realizadas desde 1945.