Qual o primeiro maior sobrenome do Brasil?

Perguntado por: ubarbosa . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 3 votos

O sobrenome Silva, o mais comum no Brasil, tem origem em Portugal. Significa "floresta" ou "Selva".

R: Existem vários sobrenomes raros que podem ser encontrados em todo o mundo. Alguns dos mais raros incluem Kowalski, Jankovic, Zawadzki, Wysocki, Dabrowski, Kalinowski, Szymanski e Kaczmarek.

O Dicionário da Família Brasileira, de Cunha Bueno e Carlos Eduardo Barata, informa que os Cavalcanti são a maior família brasileira - maior até que os Silva, o que significa que existem muito mais severinos do que lulas - e está espalhada por todo o País.

Parece que sim! Segundo a investigadora Laura Wattenberg que passou a última década a estudar os nomes, o nome mais utilizado no mundo inteiro é Sophia, com todas as suas variações.

Trata-se de Wang, sobrenome chinês que é o mais utilizado em todo o planeta. São nada menos do que 76.546.675 pessoas que têm o Wang no nome. Se você for para a China, uma a cada 18 pessoas (!!) serão da “família” Wang.

Mas não, é verdade mesmo. A nadadora azeri Maryam Sheikhalizadehkhanghah, de 17 anos, tem o sobrenome mais logo das Olimpíadas de Tóquio, com 22 letras, em uma confusão de vogais e consoantes que torna difícil até mesmo a pronúncia como palavra.

O que se sabe é que “silva” é uma palavra de origem latina e o seu significado é selva. O nome foi disseminado na Península Ibérica, principalmente Portugal. Muitos portugueses, sem ter “Silva" como sobrenome originário, o adotaram no Brasil, prática também de muitos escravos libertos.

Os sobrenomes mais recorrentes nos Estados Unidos são Smith, Johnson, Williams, Brown e Jones. Porém, nomes latinos agora ocupam três lugares na lista dos dez principais sobrenomes* do Bureau do Censo dos EUA. Garcia é o sexto sobrenome mais comum.

São muitos sobrenomes portugueses espalhados pelo mundo, mas segundo a Forebears, que mede os nomes e sobrenomes do mundo, o Silva é o top do ranking dos sobrenomes portugueses em Portugal. Seguido do Santos, Ferreira, Pereira e Costa.

7 sobrenomes raros no Brasil, mas populares no exterior

  • Lewis. O primeiro sobrenome tem duas origens. ...
  • Bianchi. O segundo sobrenome da nossa lista é Bianchi. ...
  • LeBlanc. Como podemos perceber, o próprio sobrenome já nos indica seu significado. ...
  • Antonelli. ...
  • Beaumont. ...
  • Vilas Boas. ...
  • Santoro.

Sobrenome toponímico ibérico e italiano, com origem no latim valles ou vallis, “trincheira”, “depressão” ou “vale”, “lugar cercado de montanhas”, o que indica o lugar de moradia de um ancestral.

"Conforme a nova legislação de registros públicos, não é possível que se invente um sobrenome. Todavia, é possível, com base nesse novo dispositivo legal, a inclusão de sobrenomes familiares a qualquer tempo, bastando a comprovação do vínculo", explica o advogado Lucas Braga.

família Trapp

Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo. A família Trapp de Minnesota, Estados Unidos, é oficialmente a família mais alta do mundo, com uma altura média de 203,29 cm.

Silva, Santos e Oliveira são os três sobrenomes mais comuns do Brasil. Eles são compartilhados por milhões de pessoas em todo o país, mesmo elas não tendo necessariamente ligações de descendência diretas.

A Forbes americana divulgou um ranking com as famílias mais ricas do Brasil e nele estão cinco famílias de banqueiros ou ligadas ao setor financeiro: Safra (Banco Safra), Aguiar (Bradesco), Moreira Salles (Unibanco), Setubal (Itaú), Villela (Itausa, que controla as operações do Itaú Unibanco).

Com uma fortuna de US$ 190,5 bilhões, a família Walton, dona da rede de supermercados Walmart, ficou no topo da lista das famílias mais ricas do mundo, segundo a agência “Bloomberg”.