Qual o problema da geração Z?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Pandemia, solidão, ansiedade social, frustração profissional, preocupações globais, uso excessivo das redes sociais … os problemas que pesam sob os ombros da geração Z estão aí, listados, e podem ser facilmente reconhecidos por todos.

Jovens da geração Z podem se sentir menos felizes, de acordo com pesquisas analisadas pelo The Mental Health Million Project, porque foram afetados pela disrupção causada pela covid-19, têm dívidas altas, fazem uso excessivo de redes sociais e experimentaram um aumento do custo de vida.

Segundo o Business Insider, enquanto a geração do milênio finalmente recuperou algum poder no mercado de trabalho após o arrefecimento da pandemia, a Geração Z está em uma montanha-russa por ter se formado em meio à crise da covid-19, ter perdido seus empregos e, agora, estar navegando em uma economia de mercado de ...

Essa geração já nasceu num mundo bastante tecnológico e com uma qualidade de vida maior em virtude dos tempos prósperos, o que lhes conferiu autoconfiança e a busca pelo sucesso financeiro e independência pessoal. Tiveram maior tempo de estudo que a antecessora e, portanto, um maior desenvolvimento intelectual.

A Geração Z é constituída pelas pessoas que nasceram durante o advento da internet e do crescimento das novas tecnologias digitais, como smartphones, videogames e computadores mais velozes, por exemplo.

A motivação dos estudantes em aprender
Tudo é muito imediato e instantâneo. Desse modo, é compreensível que a Geração Z demonstre certa impaciência e ansiedade quando depara-se com situações e processos mais morosos.

Geração Z

Geração Z é a mais ansiosa, estressada e deprimida, aponta pesquisa da Vittude.

De modo geral esses jovens possuem raciocínio rápido, são multitarefas e criativos. Tendem a agir com maior independência e individualismo. Tem forte tendência ao empreendedorismo e podem apresentar dificuldades para adaptar-se a regras e padrões engessados e hierarquização muito verticalizada.

A geração Z no mercado de trabalho valoriza a segurança financeira e podemos dizer que são mais responsáveis do que a geração anterior. Isso faz com esse grupo também busque benefícios no trabalho que vão para além da descontração e do ambiente amigável.

A geração Z também é conhecida pela diminuição das distâncias e pela quebra de barreiras (em todos os âmbitos). Sendo assim, é preciso pensar em métodos de ensino-aprendizagem que sejam capazes de convergir múltiplas linguagens, espaços, meios etc.

Define a geração que cresceu ou nasceu durante os anos 2010, coincidentemente com a ascensão da marca famosa de creme de avelã. 3. Utilizado pelas gerações 80/90 para se sentirem superiores aos mais novos, que cresceram entre o auge da tecnologia e etc..

A geração Z (abreviado gen-Z)(coloquialmente chamado em inglês zoomers, centennials, igeneration) é a definição sociológica da geração de pessoas nascidas, em média, entre a segunda metade da década de 1990 e o ano de 2010 (1995-2010).

Os jovens dessa faixa etária valorizam uma comunicação rápida e assertiva, garantindo o espaço para tomada de decisões com agilidade. Essa postura é verificada desde um anúncio da empresa nas redes sociais até uma interação com a companhia via chat.

Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996. Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010. Geração Alfa: nascidos a partir de 2010.

A “gen Z” não gosta de se definir, respeita a individualidade de cada um, prefere não ter definições de gênero, idade ou classe. Assim, buscam por autenticidade – estes jovens gostam de originalidade.

No Brasil são mais de 50 milhões de jovens da geração Z. Na América Latina esse grupo representa aproximadamente 160 milhões de pessoas, ou 25% da população da região como um todo.

O que é a geração Alpha? Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025. Portanto, é a geração atual. Conhecida também como Gen A, eles sucedem a geração Z, que engloba os nascidos entre 1997 e 2009.

Confira nossas sugestões!

  1. Saber ouvi-los. Essa geração valoriza bastante quem sabe ouvi-los. ...
  2. Definir metas. Ter as metas definidas de forma coerente também é relevante. ...
  3. Investir em benefícios. ...
  4. Traçar um plano de carreira personalizado. ...
  5. Dar feedback. ...
  6. Desburocratizar o trabalho. ...
  7. Promover capacitação.

Geração Z têm medo de não corresponder às expectativas. A Síndrome de Impostora é um dos principais fatores que afetam diretamente a autoestima e a capacidade de realização das mulheres brasilebiras, principalmente para as da Geração Z.

Assim, das 2.598 pesquisas realizadas, esse foi o resultado: da geração mais feliz para a menos feliz, estão a Geração Silenciosa (com idade 77 anos ou mais), Boomers (58 a 76), Geração X (42 a 57), Millennials (26 a 41) e Geração Z (18-25).

As mulheres têm duas vezes mais depressão do que os homens, tentam duas vezes mais o suicídio e são mais acometidas por transtornos alimentares. Fatores hormonais e sociais, entre outros, influenciam na evolução das doenças.