Qual o propósito da dança dentro da igreja?

Perguntado por: ecoutinho . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

O Ministério de Dança assim como qualquer outro, possui três propósitos principais: adoração, ministração da palavra e evangelização. Você já se perguntou qual a diferença entre dançar e adorar? Como podemos adorar a Deus através de nossa dança?

Sua função era acompanhar os cânticos de louvor e de gratidão ao Senhor (1 Crônicas. 23:5; 2 Crônicas 5:13). A Bíblia fala sobre dança 28 vezes. Cada referência é uma celebração social de acontecimentos especiais, tais como uma vitória militar, um festival religioso ou uma reunião de família.

Dançar para Deus me faz esquecer os meus problemas e lembrar quem Ele é! Danço não apenas por dançar, danço por sentir que cada célula do meu corpo grita e clama pela presença do Deus vivo. Deus é tão maravilhoso, que me faltam palavras para adorar. É por isso que eu danço!

Bom, vamos entender a diferença entre esses dois termos: Dançar é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados. E adorar significa gostar exageradamente de, prestar culto, reverenciar, amar muito, venerar. Adoração quer dizer também entrega, honra.

Em II Samuel 6: 12 - 16, Davi extravasa toda sua alegria dançando diante do Senhor por estar transportando a Arca para Jerusalém, que representava a presença de Deus no meio deles.

A dança não é ministério mas exercemos nosso. ministério bíblico através dela. Efésios 4:11 E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e.

Nosso alvo deve ser atrair as pessoas e não sermos atraídos por elas. Por isso tudo deve ser feito tendo como base a oração e a palavra de Deus, é importante orar pedindo sabedoria e discernimento para transmitir a mensagem de forma correta e agradável ao Senhor.

Quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos ele sacrificava bois e carneiros cevados. Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor, e estava Davi cingido de uma estola sacerdotal de linho. Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas.

A própria história diz que a dança originou-se no âmbito sagrado e a Bíblia nos confirma isso quando Deus ao criar o homem (Gn 1:27) deu-lhe toda a sabedoria para quando, tomado pelo Espírito Santo, Davi dançou em gratidão a Deus , louvando-O e glorificando-O com danças (II Sm6:14).

Quando amamos, damos prioridade e colocamos isso em primeiro lugar. Quem ama a Deus dá prioridade para Ele e para as coisas d'Ele. Não deixemos as nossas coisas de lado, as nossas obrigações e responsabilidades, pelo contrário, façamos as nossas responsabilidades na graça de Deus.

O que diz a Bíblia sobre colocar Deus em primeiro lugar. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. "Portanto eu digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir.

A prática é estimulante, relaxante e motivadora, pois não envolve só técnica mas também muito sentimento. Não usa só o corpo, exige alma. A dança tem o poder de espantar os males, o estresse do dia a dia.

A própria história diz que a dança originou-se no âmbito sagrado e a Bíblia nos confirma isso quando Deus ao criar o homem (Gn 1:27) deu-lhe toda a sabedoria para quando, tomado pelo Espírito Santo, Davi dançou em gratidão a Deus , louvando-O e glorificando-O com danças (II Sm6:14).

A palavra dança é encontrada 28 vezes nos textos bíblicos, muitas vezes como forma de louvor a Deus (ex. 2Sm 6,14; Sl 150) ou até com caráter inadequado, como por exemplo, a famosa dança de Salomé para a sedução e decapitação de João Batista (Mt 14:6; Mc 6:22).

Lucas 15:25. Além desses exemplos, podemos ver outras passagens em que a dança é citada na Bíblia: “Louvai ao Senhor com danças.” Salmos 150:4.

Nos tempos do Velho Testamento o éfode foi usado quase que exclusivamente como uma vestimenta sacerdotal, e usado em conexão com a adoração a Deus. David não estava despido quando dançou diante do Senhor; ao contrário, ele estava vestido para adorar a Deus.

14 Davi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor, 15 enquanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas.

A dança cristã ou gospel é direcionada a Cristo, sendo em forma de expressão de adoração, ensino ou evangelismo. Por isso, os valores bíblicos direcionam o figurino, os temas a serem coreografados e até a forma de dançar, mas as técnicas seja qual for a modalidade continua a mesma.