Qual o PSA de quem tirou a próstata?

Perguntado por: vnascimento . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

O esperado é que depois da cirurgia de prostatectomia radical o PSA fique zerado (geralmente os laboratórios descrevem o valor como “<0,04”).

Após a cura do câncer, o paciente deve realizar a chamada “vigilância”, que consiste no acompanhamento médico e exames de rotina com a finalidade de detectar uma possível recidiva. Ao notar qualquer alteração no PSA ou nos exames de rotina, é preciso ligar o alerta e buscar ajuda de um urologista especializado.

Meu PSA deu 0,01 ng/ml isso é bom? Esse valor é bastante baixo, o que representa um risco baixo de possuir um câncer de próstata no momento. Leve seu exame em consulta com um urologista. Ele poderá individualizar o seu risco da doença e a periodicidade da repetição do exame.

O esperado é que depois da cirurgia de prostatectomia radical o PSA fique zerado (geralmente os laboratórios descrevem o valor como “<0,04”).

Equipe Oncoguia
Se o nível do PSA indica que o câncer da próstata não foi curado ou recidivou, após o tratamento inicial, um tratamento posterior pode ser uma opção, mas dependerá da localização da metástase e dos tratamentos já realizados.

“Não existe consenso, mas costumamos considerar curado o paciente que atinge o marco de cinco anos sem evidência de doença após o trata- mento. Depois desse período, o risco de recidiva cai consideravelmente”, diz.

A maneira de expressar o PSA indetectável varia de acordo com o laboratório , mas de maneira geral toda vez que tivermos “0,0...” já significa que o mesmo é indetectável . Ou seja, 0,04 = 0,09 = 0,03= <0,04 e assim por diante. No momento, seu exame significa que você está, nem que seja temporariamente , curado!

Os principais efeitos colaterais da prostatectomia radical são a incontinência urinária e a disfunção erétil (impotência). Entretanto, esses efeitos também podem ser provocados por outras formas de tratamento. Incontinência urinária.

O grupo 1 corresponde aos pacientes portadores de tumores de próstata histologicamente bem diferenciados e biologicamente indolentes, e que os classificados como sendo Grupo 5, são os tumores mais indiferenciados e agressivos.

Sim, ele é totalmente curável, desde que diagnosticado precocemente. “Aí está a importância do Novembro Azul: alertar todos os homens com mais de 40 anos sobre a importância de se consultar regularmente com seu urologista e examinar a próstata”, destaca o Dr.

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de próstata tem cerca de 90% de chance de cura. Já nos casos em que os sintomas começam a aparecer, significa que a doença já está em fase avançada e que não é mais possível a cura.

Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

Os valores de PSA total até 4,0 ng/mL são considerados normais. Pacientes com níveis maiores que 10 ng/mL têm um risco elevado de câncer de próstata, tornando-se candidatos à biópsia retal diagnóstica.

O valor de PSA Total superior a 4,0 nanogramas por mililitro (ng/ml) pode indicar a presença do câncer de próstata ou de outra doença.