Qual o raio mínimo de curvatura de uma via local?

Perguntado por: lcarvalho5 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Para as concordâncias horizontais das vias de acesso, os raios de curvatura a serem adotados devem respeitar um mínimo de 9m nas vias de acesso com possibilidade de tráfego de ônibus e de 5m nas vias locais.

70 metros no mínimo, para vias arteriais; 50 metros no mínimo, para vias coletoras; 40 metros no mínimo, para vias locais.

Para curvar o cabo somente uma vez, o raio de curvatura deve ser, no mínimo, de 10 vezes o diâmetro do cabo. Se o cabo precisar ser dobrado várias vezes durante a operação, por exemplo, para a conexão e desconexão de estações Profibus, deve-se considerar um raio maior (tipicamente cerca de 20 vezes o diâmetro do cabo).

É o menor espaço necessário para o veículo fazer uma mudança de sentido (180 graus). Há dois padrões comuns na indústria: o que é medido entre guias (“curb to curb” ou “kerb to kerb”) e entre paredes (“wall to wall”).

O raio é a distância entre um ponto de uma circunferência e seu centro. O raio do círculo é a distância entre a borda do círculo e seu centro.

Um para-raios comum ponta Franklin – quando posicionado a uma altura de 5 metros acima do ponto mais alto de um prédio – gera um raio de proteção de 8,3 metros. E este engloba apenas a edificação. Já o para-raios ionizante Indelec modelo Prevectron, na mesma situação, pode proteger um raio de 79 metros ao seu redor.

Na geometria diferencial, o raio de curvatura, R, é o recíproco da curvatura . Para uma curva, é igual ao raio do arco circular que melhor se aproxima da curva naquele ponto.

Motoristas que se recordam das aulas teorias para adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sabem que não há necessidade de placas indicando que é proibido estacionar a menos de cinco metros de esquinas.

77 - As faixas de circulação de veículos deverão apresentar dimensões mínimas, para cada sentido de tráfego de: a) 2,75 m (dois metros e setenta e cinco centímetros) de largura e 2,30 m. (dois metros e trinta centímetros) de altura livre de passagem quando destinadas a circulação de automóveis e utilitários.

Força centrípeta

Força centrípeta: o veículo é jogado para dentro da curva, pois a traseira se desprende do chão.

Define-se raio de giração como sendo a raiz quadrada da relação entre o momento de inércia e a área da superfície. A unidade do raio de giração é o comprimento. O raio de giração é utilizado para o estudo da flambagem.

5,5 metros

Quais são as exigências:
- Os fios de telecomunicações têm de estar a 60 centímetros dos de eletricidade; - A distância mínima entre o fio mais baixo e o solo tem de ser de 5,5 metros em ruas e avenidas.

Quanto maior for a curvatura, mais rápido varia o ângulo em relação a s. No caso de uma reta, o ângulo é constante e, consequentemente, a curvatura é nula.

O raio de curvatura mínimo pode ser encontrado nos manuais dos fabricantes de cabos. Para curvar o cabo somente uma vez, o raio de curvatura deve ser, no mínimo, de 10 vezes o diâmetro do cabo.

Estima-se que a curvatura da Terra comece a ser notada a partir dos 10 quilômetros de altitude e que fique ainda mais evidente a partir dos 15 quilômetros.

Se uma circunferência completa tem 360°, então 7,2° representa uma parte de 50 para completar a circunferência. Depois disso, o cálculo é simples: 7,2° x 50 é igual a 360° 7,2° corresponde à uma curvatura de 800 km, ou seja, 800 km é apenas uma parte de 50 "fragmentos" do diâmetro total (360°) da Terra.