Qual o significado da Mesa dos pães da Proposição?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Assim como os doze pães eram uma oferta de alimentos para o Senhor e que mais tarde seriam comidos pelos representantes sacerdotais do povo, a mesa tornou-se um lembrete perpétuo da comunhão íntima compartilhada entre Deus e o seu povo.

Davi recebe ajuda do sacerdote Aimeleque — Come o pão da proposição — Vai para Gate, onde simula loucura. 1 Então foi Davi a Nobe, ao sacerdote Aimeleque; e Aimeleque, tremendo, saiu ao encontro de Davi, e disse-lhe: Por que vens só, e ninguém contigo?

Almofadas ou "tatames" especiais eram usados para acolchoar o chão em volta do triclínio. Para comer, os convivas se reclinavam sobre seu braço esquerdo e manuseavam alimentos e bebidas com a mão direita.

Segundo essa sabedoria milenar chinesa, a mesa de jantar de uma casa simboliza prosperidade, união e riqueza de uma família. A mesa é o local onde a comida é compartilhada, e por isso, deve ter uma aparência de fartura e abundância.

Um dos móveis do Tabernáculo era a mesa da proposição. Essa mesa era feita de madeira de acácia e tinha dois côvados de comprimento, um de largura e um côvado e meio de altura. Saiba mais sobre a medida de um côvado. A mesa da proposição era coberta de ouro puro, e também contava com moldura e bordadura também de ouro.

O pão simboliza o corpo e o vinho simboliza o sangue de Cristo. Esses dois elementos aparecem na Última Ceia, momento em que Jesus e seus discípulos celebram a Páscoa judaica.

Em todas as culturas, o pão era considerado um alimento primordial para nutrir o corpo e a mente e assumia um papel religioso – ele era símbolo de bondade, sobrevivência, união e compartilhamento, representado na passagem da última ceia de Jesus e os apóstolos.

O pão representa um dos alimentos essenciais mais antigos presentes em várias culturas do mundo. Simboliza não somente um alimento para o corpo, sobretudo, representa um alimento espiritual e, por isso, o pão simboliza a vida, a renovação, a prosperidade, a humildade, o sacrifício.

No Código de Santidade, os pães da proposição são descritos como doze bolos/pães de farinha assados, dispostos em duas linhas/pilhas sobre uma mesa de pé diante de Deus. Cada pão/bolo deveria conter dois Omers de farinha (Levítico 24:5–6).

Davi foi cobiçoso, adúltero, homicida e mentiroso, falso. Cobiçoso, por cobiçar a mulher alheia, embora já possuísse as suas. Adúltero, por relacionar-se com uma mulher que pertencia a outro homem. Homicida, por matar o esposo de tal mulher, sendo ele o seu próprio soldado que o defendia nos campos de batalhas.

Jesus perguntou aos fariseus: “Nem ao menos tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e seus companheiros? Como entrou na casa de Deus, tomou, e comeu os pães da proposição, e os deu aos que com ele estavam, pães que não lhes era lícito comer, mas exclusivamente aos sacerdotes?” (Lucas 6:3-4).

No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época. Confira a reportagem no vídeo acima.

Que nossa refeição seja sagrada, que seja o lugar do nosso encontro com Deus e da partilha do que temos com os que não têm, e da multiplicação das graças e das bênçãos de Deus em nossa vida!

Na Novela Jesus, Simão segue plano de Antipas contra Jesus e O convida para jantar em sua casa.

Através do princípio da mesa, a autora, que é uma das mais reconhecidas conferencistas e escritoras cristãs da América do Norte, destaca que o simples fato de abandonar um hábito como o de sentar-se à mesa e compartilhar a refeição faz com que o indivíduo acabe por se esquecer de valores considerados fundamentais na ...

Mesa posta é quando você monta todos os utensílios para uma refeição, como pratos, talheres, copos e adornos de uma maneira organizada e estética. A principal função é deixar o ambiente agradável e bonito para receber convidados.

“Jesus sentou-se à mesa com eles, tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu e deu a eles. Neste momento, seus olhos se abriram e eles o reconheceram” (Lc 24,31)