Qual o significado da obra de Tarsila do Amaral a Lua?

Perguntado por: acunha8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A lua que dá título à tela já foi lida como uma referência ao mito indígena da Jaci, a deusa-lua. A crítica de arte Aracy Amaral afirmou que A lua era a representação mais bem acaba da fusão do cosmpolitismo europeu adquirido pela modernista, com sua origem caipira — ela vinha de uma família de fazendeiros paulistas.

A paisagem é indistinta, e a figura confunde-se com as camadas de tinta escura. Somente a parte superior da tela clareia-se pelo astro noturno. Esse é o mesmo espaço surreal que Tarsila do Amaral (re)elabora em 1928, em sua tela A lua, quando as impressões do surrealismo concretizam-se nas suas pinturas.

A vida e a obra de Tarsila nos confirmam, sobretudo, sua preocupação com a arte como forma de transformação social, uma vez que nos levam à profunda reflexão sobre os abismos culturais e sociais existentes em nosso país bem como da ideia do “brasilidade”.

A Lua foi comprada pelo MoMA de Nova Iorque em 2019 por um valor aproximado de 20 milhões de dólares.

Abaporu

Tarsila empolgou-se com a interpretação e correu para um velho dicionário de tupi-guarani. Ali encontrou as palavras "aba" e "poru" - "homem que come". Estava batizado aquele que se tornaria o mais valioso quadro da arte brasileira, Abaporu.

O livro narra as aventuras dos membros do Clube de Armas de Baltimore, logo após a Guerra da Secessão. Entediado com a ausência de conflitos — e, portanto, da necessidade de fabricar e testar artilharia —, o presidente da associação decide construir um canhão gigante para visitar a Lua: o Columbiad.

  • Pintura
  • Desenho

As obras de Tarsila do Amaral trazem elementos que exaltam as cores encontradas na natureza do Brasil. De acordo com a pintora, suas escolhas refletiam sua infância, rodeada pelo amarelo vivo, verde, azul puro. A Negra foi a obra que a inseriu no movimento artístico.

É possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando sua história e, depois de apresentar o autorretrato, mostrar imagens da Tarsila, explicando que ela fez sua própria pintura, que aquela imagem reflete como ela se via.

a parte superior da tela clareia-se pelo astro noturno. Esse é o mesmo espaço surreal que Tarsila do Amaral (re)elabora em 1928, em sua tela A lua.

Depois de sua passagem pela União Soviética e de ter trabalhado como pintora de paredes de construção na França, Tarsila começou a refletir em suas obras temáticas relacionadas ao proletariado, à desigualdade social, às opressões sofridas pelos trabalhadores, aos problemas do capitalismo industrial.

Com a interpretação dos quadros pintados por Tarsila do Amaral é possível observar o multiculturalismo um termo usado para designar a existência de muitas culturas em uma determinada região, cidade ou país.

A Lua é o único satélite natural da Terra. Está a 384.400 km do planeta, e a cada ano se afasta 3,78 centímetros. Apresenta uma exosfera fina e frágil, e sua estrutura é composta por crosta, manto e núcleo. Sua superfície está repleta de crateras de impacto, fragmentos de rocha e poeira.

O poder da Lua Cheia
A crença popular diz que há mais propensão das coisas acontecerem na nossa vida durante essa fase da lua. É nesse período que sua vida pode virar de pernas pro ar.

As fases principais da Lua são: Nova, Crescente, Cheia e Minguante.

Qual a fase da Lua em que estamos hoje. A lua de hoje está 8,30% visível e está crescendo. Faltam 5 dias e 3 horas para a fase Quarto Crescente.

De acordo com o dicionário, releitura é “a elaboração de uma obra tendo outra como base”. É, literalmente, reler algo produzido por outra pessoa, adicionando novas técnicas, interpretações e contexto.