Qual o significado de classificação silábica?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

A divisão silábica é feita de acordo com a quantidade de fonemas pronunciados em uma única emissão sonora. As sílabas têm as vogais em sua base e são divididas de acordo com os fonemas pronunciados em uma única emissão sonora.

Em regra, o processo de divisão silábica se dá por meio da soletração. É válido acrescentar que cada sílaba tem a presença obrigatória de uma vogal, que pode aparecer sozinha ou acompanhada de semivogais ou consoantes. O hífen é empregado para assinalar a separação das sílabas.

As palavras são classificadas como monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas quando é feita uma classificação da palavra quanto ao número de sílabas. Palavras monossílabas têm apenas uma sílaba. Palavras trissílabas têm três sílabas. Palavras polissílabas têm quatro ou mais sílabas.

– Silábica:
Silábico sem valor sonoro: é quando o pequeno utiliza letras que podem não representar os respectivos sons. Por exemplo, ao ler uma palavra, a criança fará a divisão silábica e, através disso, terá sua própria interpretação do som que aquela sequência de letras produzem – independe de estar certo ou não.

- Nível silábico
Começa a separar oralmente as palavras e procura uma correspondência na grafia. A cada sílaba ela atribui uma letra. Pode servir qualquer letra ou existir uma associação do som à letra convencional. A escrita silábica é uma grande conquista da criança e não é transmitida pelo adulto.

O método silábico atende a um princípio importante e facilitador da aprendizagem: quando falamos, pronunciamos sílabas, e não letras ou sons separados, e opera com um fragmento que pode ser reconhecido sem preocupação sobre sua relação direta com o som da fala.

Silábico-alfabética:
Nesta fase a criança vê que não é possível escrever apenas com uma letra para cada sílaba. Como essa é uma transição da ”silábica” para a ”alfabética”, a criança começa a escrever algumas vezes representando a sílaba inteira, e em outras usando uma letra para cada sílaba.

Hipótese silábico-alfabética
Segundo estudos e pesquisas de Emilia Ferreiro, os alunos silábicos compreendem que a escrita é a representação da fala e estabelecem relação entre grafemas e fonemas, percebendo os sons da sílaba.

Uma regra importante de divisão silábica é a de não separar ditongos (encontro de duas vogais numa mesma sílaba) e nem tritongos (encontro de três vogais numa mesma sílaba). Exemplos de ditongos: cha-péu; pa-pa-gai-o; lín-gua; noi-te; a-ni-mais. Exemplos de tritongos: quais; i-guais; sa-guão; quão; en-xa-guei.

Deve-se separar
Os dígrafos ocorrem quando duas letras são usadas para representar um único fonema, como rr, ss, sc, sç e xc. Na divisão silábica, os casos citados devem ser separados. Vogais de hiatos (duas vogais juntas, porém em sílabas vizinhas) também precisam ser divididas.

Palavras polissílabas são palavras que têm quatro ou mais sílabas. São também chamadas de polissílabos ou palavras polissilábicas.

Trissílabas são as palavras formadas por três sílabas. Veja alguns exemplos: camada: ca-ma-da. atrair: a-tra-ir.

Polissílabas: são palavras que apresentam quatro ou mais sílabas.

silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

As sílabas têm as vogais em sua base e são divididas de acordo com os fonemas pronunciados em uma única emissão sonora. Como sabemos, as sílabas são fonemas pronunciados por meio de uma única emissão de voz e também que a base das sílabas da língua portuguesa são as vogais: a - e - i - o - u.