Qual o significado de Escolanovista?

Perguntado por: rluz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

O escolanovismo acredita que a educação é o exclusivo elemento verdadeiramente eficaz para a construção de uma sociedade democrática, que leva em consideração as diversidades, respeitando a individualidade do sujeito, aptos a refletir sobre a sociedade e capaz de inserir-se nessa sociedade Então de acordo com alguns ...

É um movimento de educadores europeus e norte-americanos, organizado em fins do século XIX, que propunha uma nova compreensão das necessidades da infância e questionava a passividade na qual a criança estava condenada pela escola tradicional.

Na corrente pedagógica renovada, também conhecida como Escola Nova, o aluno é o núcleo do aprendizado, no lugar dos mestres e da grade curricular. Este método nasce em contraposição à educação convencional, em fins do século XIX, no continente europeu e nos Estados Unidos.

A Escola Nova foi um movimento mundial de transformação do ensino de grande relevância, principalmente na primeira metade do século XX. Um dos maiores nomes desse pensamento na América foi o filósofo e pedagogo John Dewey (1859-1952).

No Brasil, o escolanovismo segundo Saviani (2004), desenvolveu nos anos de 1930, em um momento em que o nosso país passava por importantes mudanças na sua organização econômica, política e social, decorrência do processo de urbanização e expansão da cultura cafeeira, seguimento do processo industrial.

A pedagogia nova toma corpo a partir das primeiras décadas do século XX, mudando o foco e centralizando o processo de aprendizado no aluno. Como aprender é o seu eixo principal, fundamentando-se nos aspectos psicológicos do processo de aquisição de conhecimentos.

I- John Dewey foi um dos formuladores do "escolanovismo".
II- John Dewey foi um dos formuladores da ideia de escola em período integral. III- John Dewey foi um pedagogo pouco afeito às inovações tecnológicas na educação.

Enquanto que nas escolas tradicionais o foco do aprendizado é o conteúdo, sempre passado por um mestre à frente da sala, o método novo se trata do desenvolvimento do conhecimento por meio da interação do aluno com o meio em que vive.

A Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova) enfatiza a formação de atitudes, o método é baseado na facilitação da aprendizagem, onde aprender é modificar as percepções da realidade. O Professor é auxiliar das experiências.

O conceito de escola existe desde os tempos antigos, mas foi apenas no século XVIII que surgiram as primeiras escolas organizadas. A invenção da escola moderna é atribuída a Johann Heinrich Pestalozzi, um educador suíço e criador de um sistema educacional focado na aprendizagem prática e no ensino centrado no aluno.

Defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumen- tos para a maturação emocional e intelectual das crianças. Enquanto suas idéias gozam de grande popularidade durante sua vida e postumamente, sua adequação à prática sempre foi problemática.

O movimento ganhou impulso na década de 1930, após a divulgação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Nesse documento, defendia-se a universalização da escola pública, laica e gratuita.

O método de ensino da Escola Nova baseia-se na centralidade do aluno no processo educativo, enquanto que o professor é compreendido como mediador do aprendizado, ou seja, responsável por mediar à construção do “conhecimento”. E, este “conhecimento” deve ser gestado e desenvolvido a partir da curiosidade do aluno.

Na corrente pedagógica renovada, também conhecida como Escola Nova, o aluno é o núcleo do aprendizado no lugar dos mestres e da grade curricular. Este método nasce em contraposição à educação convencional no final do século XIX no continente europeu e nos Estados Unidos.

A resposta correta é a b: b. Consolidava o ''otimismo pedagógico'', defendendo que a ''forma'' técnica e os ideais puramente pedagógicos conduziriam, de fato, os rumos da educação brasileira, não sendo, porém, nesse momento, observados princípios de ordem política.