Qual o significado de hedonismo atualmente?

Perguntado por: rlancastre . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

O hedonismo é uma doutrina moral e filosófica que prega a ideia de prazer extremo, um bem supremo que traz sentido para a vida e existência humana.

Nisso, existe também o que os cristãos conhecem como “hedonismo cristão” que é quando um cristão busca a satisfação dos seus prazeres mais do que busca a Deus, ou seja, ele coloca a busca pela sua própria felicidade acima de buscar a Deus.

Contrariamente ao hedonismo, doutrina de Cálicles (personagem do Górgias, de Platão), que sustenta que é preciso ceder o mais possível e a qualquer preço a todos os seus desejos, o eudemonismo sustenta que, para ser feliz, é preciso escolher os desejos a serem satisfeitos.

O hedonismo é uma doutrina, ou filosofia de vida, que defende a busca por prazer como finalidade da vida humana. Buscar prazer é o que move as paixões, os desejos e todo o mecanismo da vida, sendo, portanto, na visão de hedonistas, a primeira e mais completa ponte para a finalidade última da vida: a felicidade.

O paradoxo do hedonismo, também conhecido como o paradoxo do prazer, é a ideia segundo a qual o prazer e a felicidade não podem ser obtidos diretamente, apenas indiretamente. Vários autores afirmaram, cada um a seu modo, que fracassamos na obtenção do prazer e da felicidade quando os procuramos deliberadamente.

De uma maneira geral, a hedonia refere-se ao prazer. Eudaimonia, por sua vez, corresponde a uma experiência de vida significantemente valiosa e produtiva, ou seja, uma vida- bem-vivida.

O consumo hedonista caracteriza-se pela sobreposição dos desejos emocionais às motivações utilitárias e pela projecção de um significado subjectivo nos objectos que ultrapassa os seus atributos reais. A procura de novas experiências é uma outra característica da ética hedonista.

O hedonismo surgiu na Grécia, e seu mais célebre representante foi Aristipo de Cirene.

Hedonismo cirenaico
Aristipo de Cirene foi o primeiro filósofo que pensou sobre uma filosofia hedonista. Assim, fundou uma linha de pensamento que ficou conhecida como cirenaica. Sua grande premissa é de que o fim supremo da vida humana deve ser a busca do prazer e, ao mesmo tempo, evitar a dor.

Significado de Hedonista
adjetivo masculino e feminino Característica da pessoa que é adepta ou partidária do hedonismo. Que se refere ao hedonismo. Etimologia (origem da palavra hedonista). Hedon(o) + ista.

Estado afetivo agradável de ordem física no sentido estrito e, nesse sentido, sinônimo de gozo ou de volúpia. Por extensão, satisfação moral em que predominam elementos de ordem intelectual ou espiritual sobre os elementos sensíveis ou fisiológicos.

Derivado da palavra grega hedonê, que significa prazer e vontade, o Hedonismo é uma filosofia que coloca o prazer como bem supremo da vida humana. Alguns de seus representantes mais antigos são Aristipo de Cirene e Epicuro.

Foi incorporado à filosofia dos empiristas britânicos Thomas Hobbes, John Locke e David Hume, ainda que de forma matizada. O também britânico Jeremy Bentham, criador do hedonismo moderno ou utilitarismo, foi mais radical e pregou "a maior felicidade para o maior número".

A razão no estoicismo é considerada elemento controlador das paixões intensas, já no hedonismo ela é o fio que desemaranha as relações das paixões que causam dor e prazer tendo em vista o equilíbrio: a felicidade almejada pelo humano. No hedonismo, há a distinção entre os desejos naturais e desejos inúteis.

Beijo, sono, riso, doce, silêncio, sexo... A ciência garante que aproveitar as coisas boas da vida (na dose certa, sempre) nos ajuda a ganhar bem-estar e felicidade. Adote os hábitos sugeridos aqui e comprove!

Eis como Epicuro celebra a vida, com a morte da morte, não há motivos para pensar nela, a menos que seja da maneira estoica, como um meio de fortificar a vida. Epicuro erige uma filosofia materialista e hedonista onde a morte não tem lugar. Precisamos então matar a morte!

Ser hedonista não é tão fácil
Para rebater essa tendência, precisamos nos treinar deliberadamente. Perceber uma realidade mais equilibrada e encontrar mais motivos que nos façam sentir bem é um esforço. Um dos exercícios que os psicólogos propõem é tentar listar dez coisas boas no final do dia.

O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza - o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.

No caso do Renascimento, o Hedonismo era uma forma de tentar reconstruir uma versão idealizada da Grécia e do Império Romano na Europa de então, buscando se afastar de uma visão fortemente religiosa da vida, na qual a existência estaria marcado pelo pecado e pela vergonha, e aproximá-la de uma concepção mais material ...

1 Que é próprio ou conveniente para alguma coisa. 2 Que tem capacidade de, conhecimento ou competência para realizar bem alguma coisa; apto, capaz, competente.

A eudaimonia epicurista é hedonista, isto significa dizer que a felicidade para Epicuro é proposta em função dos prazeres. No entanto, falar em eudaimonia na antiguidade é falar na conquista da felicidade como algo constante que se traduz em uma vida bem vivida.