Qual o significado do nome Bartimeu em hebraico?

Perguntado por: mnovais . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Bartimeu significa simplesmente “filho de Timeu”. “Bar” é um prefixo que se coloca antes dos nomes, de origem aramaica, para recordar a origem daquela pessoa, que é “filho de”. É o mesmo que acontece com “Barnabé” (filho de Nabé) ou Barsabás (filho de Sabá). Em hebraico temos o prefixo “Ben”, com a mesma função.

O cego Bartimeu foi o homem curado por Jesus em sua passagem pela cidade de Jericó. Apesar de Jesus ter curado outro cego naquela mesma região, Bartimeu foi quem ficou conhecido na história como “o cego de Jericó”.

Portanto, Bartimeu é um cego em Israel, mas também mendigo, o que o colocava na categoria dos mais necessitados, que dependiam da ajuda de outros para sobreviver. Baritmeu é descrito no texto como cego e mendigo.

Após a morte de Timeu, o mal passa para o filho e os romanos mandam arrancar os olhos de Bartimeu para evitar que se tornasse um revoltoso tão perigoso como foi seu pai.

Timeu (historiador) ou Timeu de Tauromênio foi um historiador grego, filho de Andrômaco, tirano de Tauromênio, na Sicília, Timeu nasceu por volta de 352 a.C. Estudou sob as ordens de Filisco, e foi banido da Sicília por Agátocles de Siracusa.

Timeu, pai do cego Bartimeu que foi curado por Jesus foi um General que servia a Israel na unidade militar de Betel e que se aposentando do serviço militar tornou-se um cidadão bem sucedido na região, um forte comerciante.

46 Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas.

Não se sabe como era a capa de Elias, mas parece que era um manto de pano. O manto de Elias ser passado para Eliseu simbolizou a transferência da autoridade profética para Eliseu. Nos tempos atuais, às vezes, falamos do “manto” de autoridade que o profeta recebe quando é ordenado e designado.

Após a morte de Timeu, o mal passa para o filho. Então os romanos mandam arrancar os olhos de Bartimeu para evitar que se tornasse um revoltoso tão perigoso como foi seu pai.

O cego transformou do impossível no possível através de sua fé, Jesus mandou chamar e o cego jogou a capa da humilhação, porque estava convicto que seria curado, isso aconteceu no último ano do ministério de Jesus Cristo, com 33 anos de idade, tinha que ser naquele dia a cura do cego, ele estava no lugar certo e na ...

Como Bartimeu você pode ouvir a Palavra de Deus que te fortalece para ter fé, precisa clamar ao Senhor de todo o seu coração, perseverar na presença de Jesus, deixar as capas que te enganam muitas vezes e se levantar para um novo tempo. Tome uma atitude na presença de Jesus!

A beira do caminho é lugar de ciladas. No salmos 140:5 diz: Os soberbos ocultaram armadilhas e cordas contra mim, estenderam-me uma rede à beira do caminho, armaram ciladas contra mim. Jesus disse que Ele é o caminho. Estar à beira é estar próximo, mas sem entrar nEle.

Segundo o Antigo Testamento da Bíblia, Jericó, na antiga Cannaã, era uma cidade habitada por população de costumes, cultura e religião diferentes do povo de Moisés. Mas o povo de Deus, na época, acreditava que ela era a Terra Prometida, por ser uma espécie de oásis no meio do deserto.

Assim esta 3 informação vinda da serie os Milagres de Jesus cita como pais de Bartimeu : Timeu e sua mãe Ilana.

Na Idade Média, a cegueira era utilizada como castigo ou como ato de vingança. Ainda neste período era utilizada como pena judicial, aplicada como castigo para crimes nos quais havia participação dos olhos, como crimes contra a divindade e faltas graves às leis de matrimônio.

Ele sabia que há coisas que somente Deus pode fazer. Para os homens poderia pedir esmolas, mas para Deus poderia pedir o milagre. Se você precisa de uma cura, de algo difícil ou até mesmo impossível, algo que os homens não são capazes de fazer; não gaste tempo pedindo àqueles que não podem lhe dar.

Essa autorização era através de uma capa que era entregue que estava escrito por trás da mesma em latim “este homem é um miserável, mendigueiro, vive de esmola”. Dessa forma havia identificação que aquela pessoa era pedia esmolas.

Por que a cidade de Jericó foi destruída? Uma dúvida muito comum é sobre o porquê a cidade de Jericó foi destruída. A história conta que, depois de derrubarem ao altos e largos muros, o povo de Israel avançou pelo território, matando homens, mulheres, crianças e até animais.