Qual o significado do nome Efraim e Manassés?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Manasses vem do hebraico, significando "faz esquecer". Manasses foi o filho mais velho de José. Seu irmão era Efraim. Manasses formou também a casa de José.

José corrigiu seu pai e Jacó lhe disse que fez de propósito, pois Efraim representava a prosperidade e Manassés o esquecimento do passado de tristeza. Então José aceitou a bênção com Deus mostrara (Gênesis 48.12-22).

Tem origem no hebraico Manasseh, a partir de Menasheh, que quer dizer “aquele que está entregue ao esquecimento (perdão)”. Deriva da palavra nasháh que significa “ele esqueceu”. Aparece no Antigo Testamento da Bíblia como nome do filho mais velho de José, e também como ancestral de uma das doze tribos de Israel.

Jacó abençoou também os dois filhos de José com as bênçãos de seu pai, as quais herdaram; e colocou Efraim, o mais novo, adiante de Manassés, o mais velho, e por inspiração do Senhor conferiu a Efraim o direito de primogenitura em Israel” (Joseph Fielding Smith, Doutrinas de Salvação, comp. Bruce R.

Em Gênesis 41:50-52, lemos que quando nasceu o seu primeiro filho ele o chamou de Manassés por causa de algo muito especial! Porque “Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai”. Ao segundo filho chamou Efraim, dizendo: “Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido”.

  • Maquir
  • Jair
  • Machir

Significa filho da felicidade e indica uma pessoa que está sempre analisando seus sentimentos.

Samaria capital do reino do norte levou as tribos de Israel cativas e espalhou elas pelos 4 cantos do planeta. Este povo era chamado de Efraim, pois Efraim era a tribo que comandava o reino do norte, o reino de Israel.

Décimo terceiro rei de Judá (696-642 a. C.), filho e sucessor de Hezequias, que, famoso pela promoção da idolatria e perversidade, arrependeu-se de seus atos em cativeiro.

próprios netos, para que eles tivessem o mesmo dir. José com uma egípcia).

José, tradicionalmente, é tido como solteiro e não teve filhos biológicos antes de se casar com a Virgem Maria, e nem é possível dizer a sua idade.

14 Israel, porém, estendeu a mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, embora este fosse o mais novo e, cruzando os braços, pôs a mão esquerda sobre a cabeça de Manassés, embora Manassés fosse o filho mais velho.

Após ser preso pelos assírios, ainda no cativeiro, Manassés arrependeu-se amargamente de seu proceder, fez uma sincera oração a Deus e resolveu mudar de atitude. Foi então liberto por Deus, voltou a Jerusalém e removeu os altares de idolatria que havia construído.

Manassés faz Judá voltar-se à idolatria, chegando a sacrificar um filho a um deus pagão — A destruição de Judá e Jerusalém é predita por profetas — A iniquidade continua no reinado de Amom.

Então Deus operou o primeiro milagre: Manassés: Que significa: “Deus apagou da minha memória o meu passado de sofrimento.” Deus apagou da memória de José o passado de sofrimento, de dor, de trauma, de tristeza, de angústia, de revolta e de traição.

A tribo de José recebeu uma herança dobrada por causa da primogenitura. Essa herança dobrada foi dividida entre os dois filhos de José, Efraim e Manassés. Como resultado, esses dois filhos receberam o status de tribos separadas em Israel (ver Gênesis 48:5), formando um total de treze tribos de Israel.

efraim a única completamente cristã dentro da cisjordânia. nesta cidade de time uma cidade da cisjordânia. a 30 quilômetros de jerusalém.

O amor de Deus para com Manassés levou-O a tomar atitudes drásticas para trazer o filho rebelde de volta para casa. A prisão de Manassés não foi um ato de crueldade de Deus, mas um ato de amor. Deus é capaz de fazer qualquer coisa para trazer os seus filhos de volta para casa.