Qual o significado do nome Esaú e Jacó?

Perguntado por: uveloso . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Para entendermos todo o contexto, primeiro vamos ao significado dos nomes em hebraico: Esaú (Esaw) (vermelho e peludo) e Jacó (Yakov), vem da raiz “kov”, que significa torto. Outra característica de Jacó, é o fato dele nascer segurando o calcanhar de seu irmão Esaú.

Por mais que sejam irmãos gêmeos, eles têm grandes diferenças, seja no visual ou na personalidade. Enquanto Jacó é pacífico e ligado às atividades domésticas, Esaú se interessa pela caça, além de mostrar um comportamento feroz e controverso.

Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'. Deus então prometeu a Israel que todas as bênçãos que haviam sido pronunciadas sobre a cabeça de Abraão também seriam suas” (Russell M.

Saiba mais sobre nós. Jacó vê anjos — Ele pede a Deus que o proteja de Esaú, para quem prepara presentes — Ele luta a noite inteira com um mensageiro de Deus — O nome de Jacó é mudado para Israel — Ele vê Deus face a face.

Esaú foi considerado o pai dos edomitas que habitaram uma região que hoje é conhecida por Acaba.

Esaú era o filho preferido de Isaque.
Ele era um habilidoso caçador, que vivia percorrendo os campos. Sua personalidade contrasta drasticamente com seu irmão Jacó, já que esse é descrito como alguém calmo e que vivia entre as tendas. A Bíblia diz que Isaque gostava muito de comer das caças que seu filho lhe trazia.

Gênesis 27:41–46, 28:1–5—Jacó sai de casa para procurar uma mulher do convênio. Gênesis 31:3, 32:3–20—Jacó volta e prepara-se para o encontro com Esaú. Gênesis 33:1–16—Jacó e Esaú encontram-se. Gênesis 35:9–12—Jacó é abençoado.

Esaú abriu mão da primogenitura por uma refeição, que iria satisfazer seu desejo imediato. Ele pensou no presente e não no futuro. Seu direito como primogênito o tornaria herdeiro principal da família.

Os gêmeos embora "iguais" na aparência são "inimigos" desde o ventre materno sendo um impulsivo e deslumbrado e outro conservador e dissimulado. O maior conflito entre eles, na narrativa machadiana, é de caráter político, pois um é republicano e o outro monarquista.

O personagem Jacó na Bíblia, recebe em seu nascimento este nome porque saiu do ventre de sua mãe agarrando no calcanhar de seu irmão Esaú. Este mesmo personagem acabou mais tarde ganhando fama de "Enganador" por ter enganado seu irmão, fazendo com que o primeiro significado do nome ficasse esquecido.

Essas linguas foram: aramaico e latim aramaico e grego hebraico e latim aramaico e hebraico grego e latim Explicação: Em Gênesis 31,47, vemos um diálogo entre Labão e Jacó, que escolheram um nome aramaico e um hebraico, respectivamente, para o monte erigido por eles.

Judá: Significa “exaltado”, “glorificado” ou “louvado”. Judá tem origem a partir do hebraico Yehudah, que pode ser traduzido para a língua portuguesa como “louvado”, “glorificado” ou “exaltado”. Este nome seria uma derivação da expressão hebraica Yah hu Dah, que era considerada uma exaltação de agradecimento à Deus.

Israel tem origem no hebraico Yisrael. Seu significado, 'ele luta com Deus', resulta da junção dos elementos sara, que significa 'ele luta', e El, que quer dizer 'Deus'. Na bíblia sagrada cristã, o nome Israel é mencionado no Antigo Testamento como o homem que lutou com um anjo do Senhor e o venceu.

Como alguém que finalmente aprendeu que a própria força de nada serve no serviço para Deus, Jacó recebe um novo nome: Israel, o “guerreiro de Deus”. E depois disso lemos: “E saiu-lhe o sol”. Tudo ficou claro novamente — inclusive no sentido figurado, em sua vida.

Após se passar pelo irmão para obter a bênção do pai, Isaque (já em leito de morte), Jacó entra em pé de guerra com Esaú. Sua mãe aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Neste ponto a idade de Jacó é de 40 anos.

Vimos no capítulo de Gênesis da última segunda (23), a luta entre Jacó e Deus, que durou a noite toda e só acabou quando Deus deslocou a sua coxa. Essa luta tem uma representação muito grande, pois revela o quanto Jacó queria mudar de vida.

O Deus de Jacó é Aquele que enfraquece o nosso homem natural para formar o homem espiritual em nós. Gálatas 4:19 – “meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós”. É Aquele que amassa o barro para então, fazer um novo vaso.