Qual o significado dos quatro rios do Jardim do Éden?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 13 votos

Em seguida no livro de Gn 2:8-14 vemos este mesmo rio que sai em Éden para regar o jardim se dividindo em quatro rios; Pison, Giom, Hidequél e Eufrates. Estes rios simbolizam quatro estágios em nossa caminhada de Éden até a Jerusalém celestial seu lugar de propósito.

A Bíblia explica que havia um rio que se dividia e formava quatro canais, sendo eles: Pisom, Giom, Hidequel e Perat. Os dois últimos, segundo a língua hebraica, seriam os rios Tigre e Eufrates, localizados na Mesopotâmia (atravessando os países Iraque, Síria e Turquia).

Segundo a descrição bíblica, O nome do primeiro é Pisom, rio que rodeia toda a região de Havilá, onde se encontra ouro puro, bdélio e Ónix ou pedra Sardônica. O nome do segundo rio é Ghion, o qual rodeia toda a terra de Cuxe. O nome do terceiro é o Tigre, e corre ao oriente da Assíria. O quarto rio é o Eufrates.

O rio Tigre ou Tígris (do árabe, Dijla; na Bíblia Hiddekil) é um curso d'água que corta o território da Turquia e do Iraque e está localizado mais a leste do rio Eufrates, com o qual formam a Mesopotâmia, onde nasceram algumas das primeiras civilizações da humanidade, graças à possibilidade de irrigação de suas terras.

Vale citar algumas referências bíblicas ao rio, como a passagem de Gênesis (2:14) pela qual Eufrates é descrito como um dos quatro rios que tiveram sua fonte no Éden e no Apocalipse (9:14-16:12) onde é referido como o local que secará quando a lança do sexto anjo cair sobre a terra.

Gion significa turbulência da da água, nome hebraico da Etiópia, que significa trevas.

Resposta: 1) Grego, NEILOS, “vale do rio”.

Hidéquel, chamado pelo acadianos id Idikla; isto é, “o rio de Idikla”, é o terceiro dos quatro rios do Paraíso (Gênesis 2:14). Genésio interpreta a palavra como significando “o Tigre rápido”.

O relato original, contudo, não menciona nome algum. Diz que era o "fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal".

É dito que o Éden está envolvido por quatro rios, o Pison, o Gheon, o Tigre e o Eufrates, o que o situará na zona da Mesopotâmia, atualmente o Iraque. No entanto, a descrição do Éden pode ter apenas um sentido alegórico, sugerindo um local idílico de perfeita felicidade. Geografia País do Sudoeste Asiático.

E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?

Os chamados Quatro Rios do Paraíso, seriam quatro braços de rios duma fonte que nascia no Éden segundo a bíblia, e eram o Tigre, o Eufrates, o Gehon e o Phison.

A árvore da vida 'real'.
No meio do deserto do Bahraini, não muito longe do Djebel Dukhan (Montanha da Fumaça) e a 40 km de Manama, encontra-se uma árvore antiga. Parece estar aqui há mais de quatrocentos anos, crescendo em uma terra árida e desértica, desprovida de vegetação.

Por trás da inocência e perfeição do Jardim do Éden, existia no meio a árvore do conhecimento do bem e do mal, como aprendemos anteriormente (Gênesis 2:9). Foi nessa árvore que Satanás se disfarçou por meio de uma serpente, o mais astuto de todos os animais selvagens que Deus criou (Gênesis 3:1).

Recebe o nome de Tigre o rio que juntamente com o rio Eufrates, delimita a região conhecida como Mesopotâmia, ou a "terra entre os rios". A palavra vem de um antigo termo persa que pode ser traduzido como "rápido" ou "em formato de arco".

A presença em sua região dos rios Tigre e Eufrates foi fundamental para que o homem, a partir do desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, pudesse sedentarizar-se e formar cidades naquele local.

O rio da vida A água é usada para simbolizar muitas coisas na Bíblia: purificação, nova vida ou cura.

Babilônia significa "Porta de Deus", os judeus, no entanto, dizem que é um termo de origem hebraica, que significa "grande confusão", e inclusive aparece na Bíblia. Babilônia foi um império, que fez história, principalmente com a figura do Rei Nabucodonosor, e teve um papel fundamental na história da Mesopotâmia.

Rio Yangtzé
O rio Yangtze na Ásia está secando em suas margens e seu leito está surgindo em algumas áreas. Mas são os afluentes do Yangtze que já estão intensamente ressecados.

Segundo relata o Cilindro de Ciro, na origem da queda da Babilónia esteve uma ordem dada pelo deus Marduk ao imperador persa no sentido de conquis- tar a cidade. O deus tutelar da Babilónia pretendia punir o rei Nabónido pelo seu desrespeito pelo culto.

Pedra da serpente. É hoje Zahweileh – uma pedra sagrada perto da Fonte da Virgem – En-Rogel – no fosso a sueste de Jerusalém.