Qual o símbolo da Teologia da Libertação?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Sínodo da Amazônia reenergiza teorias da Teologia da Libertação. CIDADE DO VATICANO (FOLHAPRESS) - Símbolo da adesão à Teologia da Libertação, os anéis de tucum (espécie de palmeira) adornam os dedos de diversos participantes do Sínodo para a Amazônia.

A Teologia da Libertação é um movimento sócio-eclesial que surgiu dentro da Igreja Católica na década de 1960 e que, por meio de uma análise crítica da realidade social, buscou auxiliar a população pobre e oprimida na luta por direitos.

Por ser tão atrelado à luta de causas sociais, o anel de coquinho passou a ser utilizado pela comunidade LGBT e está ligado à orientação e à identificação sexual. Pessoas que se identificam como assexuais utilizam o anel preto (bem semelhante ao de tucum) no dedo médio da mão esquerda.

Então, por exemplo, a Ametista — pedra roxa, simboliza a meditação e a espiritualidade. Sendo assim, é a pedra que representa o curso de Teologia.

O anel de formatura, no Brasil, é utilizado no dedo anelar esquerdo, que é ligado à simbologia do deus Sol, representando, dessa maneira, prosperidade, sucesso profissional e brilho. Como alianças e anéis de noivado também ocupam o dedo anelar, tem pessoas que preferem utilizá-lo no dedo médio.

O Vaticano, sob o pontificado de João Paulo II (1978-2005), acusou de marxista a Teologia da Libertação por ressaltar a opção preferencial de Deus pelos pobres e puniu vários sacerdotes ligados a ela, como o brasileiro Leonardo Boff e o nicaraguense Ernesto Cardeal.

O pecado da Teologia da Libertação foi se apaixonar pelas práticas políticas da esquerda latino-americana. A posição de Ratzinger define a atitude institucional da Igreja diante da Teologia da Libertação, na medida em que ele era representante da guarda da doutrina reta para a Igreja.

No início dos anos 80, quando o papa João Paulo II quis reprimir o que ele considerava um movimento perigoso na Igreja Católica Romana – a Teologia da Libertação, inspirada no marxismo- ele procurou um assessor de confiança: o cardeal Joseph Ratzinger.

A Teologia da Libertação nasce na América Latina e no Brasil no final dos anos 1960, elaborada por teólogos como Leonardo Boff, Gustavo Gutiérrez, Juan Luiz Segundo, Jon Sobrino, dentre outros.

A teologia liberal defende a viabilidade e a necessidade de uma alternativa para a crença ortodoxa e a descrença secular. Na Alemanha, o movimento liberal se autodenominou “teologia mediadora” porque levou muito a sério o desafio de uma cultura crescente de deísmo agressivo e ateísmo.

Recebeu a ordem de assinar uma "profissão de fé" aceitando as políticas da Igreja, incluindo a política do Vaticano contra a ordenação de mulheres. Como se recusou, sugeriu assinar uma declaração sem a cláusula sobre o sacerdócio das mulheres. O documento foi rejeitado pelo Vaticano e ele foi excomungado em 1997.

Muitos acreditam que os anéis pretos representam força e poder. Anéis masculinos pretos e a sexualidade: usados no dedo médio, indicam uma orientação sexual conhecida como assexual – pessoas que não têm desejo e não praticam nenhum tipo de relação sexual.

Anel de coco em cada dedo: comunidade LGBTQIAP+
O dedo em que é utilizado costuma funcionar como uma espécie de código para indicar sua orientação sexual. O uso do anel preto no dedo médio da mão direita é mundialmente conhecido por representar os assexuais.

O que significa o anel na mão direita? Na mão direita, um anel pode simbolizar noivado ou namoro, dependendo da cor da joia usada. Se for ouro, a probabilidade é que a pessoa que o usa esteja noiva, mas se for prata, a pessoa pode estar em um relacionamento romântico com alguém, como em um namoro.