Qual o sinônimo da palavra preguiça?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

45 sinônimos de preguiça para 5 sentidos da palavra preguiça:

  • Indolência: 1 desânimo, apatia, sono, esmorecimento, fleuma, ignávia, inação, inatividade, indolência, inércia, lombeira, mangona, marasmo, moleza, molícia, preguiceira, prostração, sornice.
  • Ociosidade: ...
  • Morosidade: ...
  • Displicência: ...
  • Zoologia:

A definição de preguiça no Dicionário Aurélio online é: “substantivo feminino que indica propensão para não trabalhar; demora ou lentidão em agir; gosto de estar na cama, de se levantar tarde”.

Atualmente são conhecidas seis espécies de bicho-preguiça: a preguiça-comum (Bradypus variegatus), preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus), preguiça-bentinho (Bradypus tridactylus), preguiça-anã-de-três-dedos (Bradypus pygmaeus), preguiça-de-hoffmann (Choloepus hoffmanni) e preguiça-real (Choloepus didactylus).

1 vagabundos, indolentes, gandaieiros, malandros, mandriões, ociosos, vadios. Lerdo: 2 lânguidos, preguiceiros, molengos, molengas, lerdos, inativos, molengões, moles, tardos, vagarosos, lentos, demorados, morosos, desanimados, frouxos.

2 cansaço, preguiça, prostração, morosidade, morrinha, modorra, indolência, inatividade, inércia, lentidão, lerdeza, lombeira, ronceirice, apatia, descanso, abatimento, desânimo, entorpecimento, torpor, soneira, sono, sonolência, vagar, langor, languidez, frouxidão, fraqueza, molícia, quebranto, debilidade, fragilidade ...

PREGUIÇA – em Latim era pigritia, derivado de piger, “preguiçoso”, que alguns acreditam derivado de pinguis, “gordo, volumoso”, pelo sentido de “lento, pesado”, possivelmente com influência do Grego paresis, “enfraquecimento, relaxamento”. ÓCIO – veio do Latim otium, “inatividade, ócio”.

A preguiça, para psicólogos, tem múltiplos significados. Pode ser uma falta de disposição crônica para realizar até mesmo atividades que você gosta, um sintoma de uma condição de saúde mental, um sinal de insatisfação com a vida, uma aversão contínua à disciplina e compromissos, entre outras.

Para os adeptos do catolicismo, o pecado da preguiça tem a ver com a recusa voluntária ao dever do trabalho (da busca do pão de cada dia), mas também se relaciona com a falta de ânimo nas práticas de devoção e na busca da virtude.

A preguiça relaciona-se com a pouca disposição ou lentidão para o trabalho; cansaço representa a fadiga gerada pelo trabalho; e a estafa é colocada como sinônimo de cansaço.

"De modo geral os animais não atacam por qualquer coisa, apenas quando se sentem ameaçados, tipo mães com cria. A preguiça real é maior e mais forte que a bentinho e é mais agressiva de acordo com a literatura. Naturalmente, se está em um habitat equilibrado ele não ataca.

Como vencer a preguiça em 7 passos?

  1. Não atropele suas tarefas. ...
  2. Divida as atividades em partes menores. ...
  3. Crie prazos para as suas ações. ...
  4. Estabeleça recompensas sempre que vencer a preguiça. ...
  5. Espante o sedentarismo. ...
  6. Mais atenção à sua alimentação. ...
  7. Crie horários padronizados para dormir e acordar.

Isso porque seus músculos são compostos por fibras de contração lenta que fornecem resistência enquanto não usam muita energia.

Segundo os dicionários, a preguiça pode significar desde a falta de disposição para realizar determinada tarefa, até uma espécie de aversão pelo trabalho. Além disso, a preguiça está ligada à lentidão ou moleza e, muitas vezes, à negligência na realização de atividades.

Pessoas preguiçosas amam procrastinar, até mesmo sem saber. Desde atividades mais simples a complexas, levando assim até se prejudicar no trabalho por falta de vontade de realizar as obrigações.