Qual o sinônimo de símbolo?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

24 sinônimos de símbolo para 4 sentidos da palavra símbolo: Sinal: 1 distintivo, atributo, ícone, divisa, emblema, indício, insígnia, marca, signo, sinal.

1 retratado, simbolizado, caracterizado, significado, reproduzido, traduzido, espelhado, estampado, exprimido, refletido, constituído, configurado, correspondido, equivalido, pintado, desenhado, descrito.

símbolo | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O uso de símbolos é uma das formas mais antigas de comunicação entre os seres humanos. Através de símbolos nos comunicamos transmitindo mensagens, convicções, histórias, sentimentos. Mas para que os símbolos desempenhem sua função de comunicação, é necessário que as pessoas conheçam seu significado.

Tanto o signo quanto o texto representam outra coisa, por isso, podem ser denominados também como representação. De modo geral, texto, signo, símbolo ou representação designa sinais perceptíveis ou formas de expressão que detêm significação, porque são associados a outras coisas e as representam.

Filosoficamente, o símbolo pode ser assim conceituado. Ao o passo que um sinal de um objeto de percepção é uma parte do objeto que evoca o todo ou a porção do todo que mais interessa ao sujeito, um símbolo é algo que evoca, não o objeto de percepção, mas a concepção que temos do objeto.

Na indicação de modo: 2 da maneira que, do modo que, do jeito que, da forma que.

2 tornando-se, ficando, virando, fazendo-se, passando, convertendo-se, transformando-se. Exemplo: Finalmente ele está sendo meu amigo! Referindo-se: 3 referindo-se, concernindo, tocando, respeitando, interessando, relacionando-se, competindo, tangendo.

Momento tido como referência para o início de determinada operação militar.

Simbolo vem do verbo simbolar.

Significado de Simbólico
adjetivo Relativo ao símbolo, que serve de símbolo; que tem o caráter de um símbolo: a espada simbólica da lei. Demonstrado ou expresso por meio de símbolos, por oposição à linguagem formal; metafórico, alegórico: linguagem simbólica.

Logo, vem do grego Logos que é traduzido como significado. E tipo, do grego “typos”, significa figura. O símbolo é a figura ou desenho da marca, que pode ser abstrato ou figurativo, ou também expressar exatamente o significado ou serviço ofertado.

São símbolos Nacionais: A Bandeira, o Hino, as Armas e o Selo.

Os símbolos culturais são representações arquetípicas que orientam a cultura. Os símbolos culturais estão relacionados geralmente relacionados com as religiões. Devemos lembrar que uma religião não é Um simbolo, mas um sistema simbólico.

Símbolos Religiosos na Vida Das Pessoas
Veja alguns exemplos: A estrela de seis pontas é um símbolo de sabedoria e proteção para os seguidores do Judaísmo. A Cruz é símbolo de salvação para os cristãos. A Lua Crescente é um símbolo do Islamismo.

É possível classificar a simbologia de acordo com o seu objeto de estudo ou a área de incumbência. A simbologia maçónica analisa os símbolos dos maçons e revela as mensagens fechadas em cada um deles. A simbologia religiosa, por outro lado, estuda os símbolos que intervêm numa crença ou prática de uma religião.

Símbolo é uma coisa cujo valor ou significado é atribuído pelos seus usuários. Este valor nunca é determinado pelas características físicas do objeto em questão, isto é, de suas propriedades intrínsecas, mas sempre por algo arbitrário que se torna convencional. Por exemplo, a palavra VER.

Os 12 signos são o Carneiro, Touro, Gémeos, Caranguejo, Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes e equivalentes cada um a duas metades de dois meses diferentes do ano, dado que os períodos correspondentes a cada signo vão, sensivelmente, do dia 20 ao dia 20 do mês seguinte.

Majestoso e poderoso, o leão é um símbolo solar e luminoso. Rei dos animais, traduz sabedoria, poder e justiça, mas também orgulho, domínio e segurança. Nas várias culturas religiosas do mundo, o leão está também associado à figura do pai, do mestre, do chefe ou do imperador, que pode ser protetor ou tirano.