Qual o tamanho do pino do implante?

Perguntado por: osales . Última atualização: 17 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

O ideal é que os implantes tenham o comprimento padrão de 11 a 15mm, o que aumenta as chances de obter a estabilidade primária, fator fundamental para o sucesso do procedimento. Mas, nem sempre a disponibilidade óssea do paciente permite utilizar o implante de tamanho padrão, a região pode não ter altura suficiente.

Há perda de harmonia e de naturalidade, já que o elemento metálico passa a ser visto. Além do mais, o afinamento gengival leva a um escurecimento da região. Isso porque o pino de titânio faz uma espécie de “sombra” sob a pele, o que dá a sensação de região escurecida e pouco agradável, esteticamente falando.

Implante com prótese protocolo
Assim, o profissional faz a instalação de quatro a oito pinos, visando colocar uma prótese fixa total, ou seja, com todos os elementos dentários que foram perdidos.

O pino deve ser usado em todos os tratamentos para instalação de implante dentário. Afinal, conforme explicamos, ele é o implante em si. Logo, se não estiver presente, não é possível realizar o procedimento.

Ver o pino do implante dentário exposto na boca é normal durante a cicatrização.

O implante dentário é um parafuso feito de titânio. O titânio é um material que apresenta excelentes características de biocompatibilidade com o tecido ósseo e meio bucal, e também apresenta resistência às forças a que são submetidos os implantes durante a mastigação.

É muito raro o parafuso soltar, uma vez que ele está integrado à base óssea. É mais comum o implante se desprender do parafuso ou ter algum problema no próprio implante. Mesmo assim, esta é uma situação que não deve acontecer. Não é normal um implante se soltar.

O afrouxamento do parafuso em implantes é uma ocorrência comum, porém muda quando o risco de fratura é uma consequência.

Como saber se o implante dentário está a ser rejeitado?

  1. Dor intensa após a cirurgia.
  2. Mobilidade no implante.
  3. Formigueiro ou dormência nos lábios, bochecha, língua, gengiva e queixo.
  4. Presença de pus ou outras secreções na área implantada.

Etapa 5: fixação da prótese
Esta é a última etapa do tratamento de implante dentário. Depois que a gengiva estiver cicatrizada e o dente artificial for modelado, o paciente retorna ao consultório para retirar o cicatrizador e fixar a prótese.

Quanto tempo para cicatrizar e colocar o “pino” do implante? Geralmente 5 meses. Cada um tem um organismo e um tempo de recuperação, porém em média costuma levar até 150 dias para que o enxerto possa estar pronto para receber o implante.

Um implante pode ser retirado ? Sim. Através de cirurgia o médico dentista pode retirar o implante.

Assim como na fase anterior, o pino também pode durar a vida inteira. Isso porque ele é colocado para servir de base do dente, para receber e fixar a prótese. Ele funciona como se fosse um parafuso, que vai na parte interna, substituindo a raiz do dente perdido.

Após o paciente já ter colocado o implante dentário, é necessário cooperar para buscar uma recuperação rápida. Dessa maneira, é fundamental nas primeiras 48 horas após a cirurgia, o paciente ficar em repouso para evitar infecções, edemas e sangramentos.