Qual o tecido que encolhe ao lavar?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Tecidos de fibras naturais, como algodão, lã e seda, são mais propensos a encolher, uma vez que essas fibras podem encolher quando expostas ao calor e umidade. Além disso, se as instruções de lavagem não forem seguidas corretamente, isso também pode levar ao encolhimento.

Sobre encolhimento: ao escolher sua peça, observe que a viscose é um tecido que pode apresentar um encolhimento natural encolher no comprimento após a primeira lavagem (cerca de 3cm), devido à absorção de água pelas suas fibras.

A fibra menos resistente do tecido viscose pode sim encolher até 10% dependendo do tipo de lavagem (tempo, produtos, etc.) Por ser uma fibra não natural, a viscose encolhe bem menos do que tecidos como linho, algodão e lã por exemplo.

A regra geral é que tecidos de malha natural sempre encolhem depois de algumas lavagens. Isso inclui o algodão, a lã, o linho e alguns tecidos a base de celulose. Quaisquer dessas malhas tem tendências a reduzirem seu comprimento original.

Lave a roupa a frio: A água quente pode encolher roupas de algodão, lã e outros tecidos feitos com tramas naturais. Portanto, tente lavar suas roupas em água fria ou morna para reduzir o risco de encolhimento.

Evite o uso de secadoras, pois elas podem encolher a viscose. Agora caso não tenha outra solução, então coloque a máquina na temperatura mais baixa. Na hora de passar a roupa, vire do avesso, pois o calor do ferro pode queimar e derreter as fibras do tecido, ficando com aspecto plastificado.

Qual é a diferença entre Viscose e Viscolinho? Basicamente a diferença entre às duas são a composição e a trama, a Viscose tem uma superfície mais lisa e plana, já o Viscolinho tem uma superfície mais tramada igualmente a do Linho e os fios não são uniformes.

O tecido viscose é conhecido por ser composto por um padrão de fios que favorece a criação de roupas para o verão. Isso porque os fios são bastante finos, o que facilita a circulação de ar e o bom caimento da peça.

O tecido viscolinho é uma variação de linho mais confortável. Com aspecto leve (muito indicado para dias quentes), rústico, com um bom caimento e muito conforto. Ele não amassa tanto dando a medida exata da elegância e conforto característicos do linho.

Sob a luz, a linha de viscose obtém um brilho subtil, encantador e sedoso. A linha de poliéster possui um brilho forte e mais direto. Caso pretenda proporcionar aos desenhos profundidade e multidimensionalidade, ou se desejar criar efeitos brilhantes, as linhas de viscose serão a melhor opção.

Qualidade do acabamento: É importante verificar se as costuras e bainhas do tecido estão bem feitas e não apresentam falhas ou fios soltos. Sensação ao toque: O tecido viscose deve ser macio e sedoso ao toque. Se ele parecer áspero ou grosseiro, isso pode indicar uma qualidade inferior.

Liocel

Liocel: tudo sobre o tecido sustentável que substituirá a viscose - AgeFlor. Produzido comercialmente há 30 anos, o liocel é o tecido da vez. Seu aspecto sustentável, atrelado à maciez e ao brilho de sua superfície, tem conquistado cada vez mais marcas, incluindo as gigantes do fast fashion, como Zara e H&M.

O que é a viscose sarjada? É uma variação da viscose, porém muito mais encorpada. É comum ouvir pessoas falando que viscose amassa muito fácil e a viscose sarjada é exatamente a solução para esse problema. Por ser menos leve e mais encorpada, ela amassa com mais dificuldade.

Viscose. A viscose, conhecida também como seda javanesa, é outro tipo de fibra artificial. Sua origem está na mistura da celulose, obtida por meio da madeira de árvores com pouca resina ou do línter de algodão, com substâncias químicas chamadas acetatos.

Roupas feitas de tecidos sintéticos não costumam encolher porque as fibras não passam por essa transformação. Outra coisa que pode encolher suas roupas é a secadora. Temperaturas muito altas têm esse efeito sobre roupas feitas com tecidos de fibras naturais – e o mesmo vale para lavagem em água quente.

Conclusão. O encolhimento dos tecidos é um problema comum mas evitável se forem tomadas as devidas precauções durante o processo de lavagem.

Lavar o linho em água morna ou quente causa também o encolhimento do material; Não ler as instruções da etiqueta e fazer a limpeza incorreta, poderá não só encolher-lo, mas também poderá até danificar toda a peça; Colocar o tecido de linho para secar no sol com temperaturas extremas também poderá encolher o material.

Porém, a escrita “100% algodão” significa que o tecido não é misturado e é feito de um produto natural composto por fibras colhidas na planta que fornece resistência, maciez e conforto ao produto. Por um lado, esse tecido é resistente o suficiente para durar muitas lavagens, mas, por outro lado, ele é biodegradável.

As regras internacionais de lavagem, com símbolos nas etiquetas, devem ser seguidas à risca, mas se assim mesmo algo indesejável acontecer, o consumidor tem direito à troca por uma nova roupa no prazo de 30 dias ou à devolução do dinheiro, conforme o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, explica o Cidoc ( ...

Água em temperatura fria
A água fria, isto é, em temperatura ambiente, algo em torno de 26°C, é ideal para a maioria das peças de roupa: algodão, lycra, seda e tecidos delicados. Peças coloridas precisam ser lavadas em água fria para que não haja perigo de desbotamento.

Se preferir, você pode borrifar um pouco de amaciante de roupas diluído em água. As fibras de viscose endurecem durante a secagem, podendo deixar alguns caroços. Ao borrifar amaciante diluído, pode-se diminuir esse problema. Mesmo borrifando o amaciante, pode sobrar um caroço aqui e outro ali.