Qual o tipo de câncer que emagrece?

Perguntado por: tveloso . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Apesar de esses sintomas serem mais prevalentes em pacientes com câncer em estágio avançado, nos casos dos tumores do trato gastrointestinal, como de intestino, pâncreas, esôfago e fígado, o emagrecimento costuma ser um dos sinais mais perceptíveis da doença.

Os sintomas iniciais do câncer de estômago são bastante inespecíficos: os pacientes costumam se queixar de queimação no estômago, má digestão, dificuldade de engolir (deglutição) e refluxo ácido.

Perda de peso rápida e repentina não intencional

  • doenças intestinais, como úlceras e síndrome do intestino irritável;
  • depressão;
  • disfunções na tireoide, como hipertireoidismo;
  • diabetes;
  • tuberculose e doença pulmonar obstrutiva crônica;
  • abuso de álcool ou drogas.

O emagrecimento é preocupante quando o paciente perde, sem querer, mais de 5% do peso corporal em um período de 6 meses a 1 ano. Em pessoa com 70 kg, por exemplo, a perda é preocupante quando é maior que 3,5 kg, e em uma pessoa com 50 kg, a preocupação vem quando ela emagrece mais 2,5 kg sem querer.

O emagrecimento involuntário e rápido pode indicar doenças digestivas, inflamatórias, distúrbios alimentares e até depressão. Podendo estar associada a problemas somáticos ou também a problemas psicológicos.

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

O câncer de estômago costuma ter desenvolvimento lento e raramente causa sintomas. Quando o faz, os principais são perda de peso e apetite e fadiga. O câncer de estômago, também conhecido como câncer gástrico, ocorre em função de um crescimento anormal de células. Ele se desenvolve lentamente, durante muitos anos.

Náuseas e vômitos: esses sintomas estão presentes em cerca de 50% dos pacientes devido ao tumor reduzir o espaço interno do estômago. Muitas vezes é notada uma forte sensação de indigestão. Perda de peso: com diminuição do apetite e cansaço. Queimação e azia: esses sintomas são semelhantes aos das úlceras.

O câncer de estômago é uma doença muito comum no Brasil. Como seus sintomas são inespecíficos, podem ser facilmente confundidos com os de gastrite ou úlcera.

Afinal, o que emagrece primeiro no corpo? O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento.

Em resumo, a gordura é convertida em dióxido de carbono e água, ou seja, quase todo o peso que se perde é exalado.

Anorexia é um transtorno alimentar que afeta pessoas de ambos os sexos, e é mais comum entre os jovens. A pessoa anoréxica é obcecada pela magreza e isso pode provocar sérios problemas de saúde. A anorexia tem origem psicológica.

O processo de emagrecimento envolve diversos fatores, cujas principais motivações estão diretamente relacionadas à saúde e ao bem-estar. Já a perda de peso, está atrelada ao número que aparece na balança, desconsiderando a composição corporal.

Portanto, se você deseja emagrecer com saúde para evitar problemas e manter o peso desejado, o ideal é procurar orientação e acompanhamento profissional como um endocrinologista.

Uma forma de parar de perder peso é aumentando a quantidade de calorias que você come todos os dias. Você deve consumir pelo menos 1,200 calorias por dia. Tente monitorar seu consumo usando um aplicativo e adicione algumas calorias extras por dia. Isso não significa que você deva começar a comer um monte de porcaria.

As alterações físicas provocadas pela depressão e que levam à perda de peso são causadas, principalmente, pela falta de apetite, entretanto, o mau funcionamento do organismo também colabora para o quadro.

Biópsia. A biópsia é um procedimento que é usado para diagnosticar o câncer em qualquer parte do corpo. Durante a biópsia, um médico remove uma amostra de tecido suspeito e examina a amostra.

Multiplicam-se de maneira desordenada e descontrolada, ou seja elas se dividem mais rapidamente do que as células normais do tecido à sua volta, e o crescimento celular torna-se contínuo. O excesso de células vai invadindo progressivamente todo o organismo, adoecendo todo o corpo.