Qual o tipo de chá que tem estrogênio?

Perguntado por: dmeireles . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Os relatos da medicina popular indicam que mulheres utilizam o chá das folhas de Amora para o tratamento dos sintomas do climatério e da TPM (Tensão Pré-menstrual). Acredita-se que as folhas possuem substâncias com atividade semelhante ao estrógeno produzido pelos ovários, compostos estes chamados de fitoestrógenos.

As mulheres vêm optando por uma reposição hormonal natural através de alimentos fitoterápicos conhecidos como fitoestrógenos. Os fitohormônios são encontrados em diversas plantas (folhas, frutos, raízes e sementes), como: o alcaçuz, a linhaça, inhame, sementes de linhaça, mas a fonte mais conhecida é a soja.

Chá de aquileia, alquemila e sálvia
A alquemila melhora o trânsito intestinal e seus flavonoides ajudam a repor níveis hormonais.

Carboidratos processados e açúcares refinados: Esses alimentos podem aumentar os níveis de insulina, o que pode interferir na capacidade do corpo de regular os hormônios sexuais, levando a níveis mais altos de estrogênio.

“Por isso, na menopausa, quando as mulheres reduzem a sua produção natural de estrogênio, elas se sentem mais cansadas, desanimadas, perdem músculo e ganham peso”, explica a especialista.

Algumas formas de fazer reposição hormonal natural é utilizar plantas medicinais, como a Erva-de-são-cristóvão ou o agnocasto, pois possuem substâncias que ajudam a equilibrar os hormônios, e aliviar os sintomas da menopausa, como insônia, ondas de calor, suor noturno, ansiedade ou depressão, por exemplo.

Existem muitas formas de fazer a reposição hormonal. Alguns métodos combinam os hormônios estrogênio e progesterona, enquanto outros usam somente estrogênio. A reposição pode ser feita de diferentes maneiras, incluindo comprimidos, géis e adesivos aplicados à pele.

A Tibolona é indicada para o tratamento dos sintomas resultantes da deficiência de hormônio (estrogênio) em mulheres na pós-menopausa, com mais de um ano de menopausa.

Os estrógenos naturais – estradiol, estriol e estrona – são os mais utilizados na reposição hormonal.

O chá de amora possui várias vitaminas e antioxidantes que auxiliam na redução de rugas, fortalecem o colágeno, reduzem a hipertensão, auxiliam no tratamento da catarata, além de ajudarem a diminuir a ansiedade e o estresse.

Ferver a água e depois acrescentar as folhas de amoreira bem lavadas e picadas. Deixar repousar por 10 a 15 minutos, coar e tomar durante o dia. Outra opção para usar a Morus Nigra é tomar a amora negra em cápsulas, que podem ser compradas em farmácias ou lojas de produtos naturais.

A vitamina B2 encontrada no chá de folha de amora contribui para o alívio dos sintomas da asma. Ela também melhora a atividade da tireoide e do sistema imunológico. A vitamina C, outro componente do chá de folha de amora, ajuda a tratar os sintomas do resfriado e estimula o sistema imunológico.

E para aquelas que atravessam o período da menopausa, os chás também são uma alternativa: “Para fazer a reposição hormonal, a escolha deve ser pelo pé-de-leão, sálvia, agripalma ou árvore-da-castidade. Já para amenizar os sintomas, as opções são o chá verde, ginseng, camomila, erva-de-são-cristóvão e amora”, recomenda.

O tratamento de reposição hormonal na menopausa é realizado principalmente de 2 maneiras: Via oral: através do uso de comprimidos. Via percutânea: a partir do uso de adesivos colados na pele ou cremes vaginais.

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

  • 1.1. Erva-de-são-cristóvão (black cohosh)
  • 1.2. Chá de ginseng.
  • 1.3. Chá de dong quai (angelica sinenses) e camomila.
  • 1.4. Chá de amora.
  • 1.5. Chá verde.
  • 1.6. Ginkgo biloba.