Qual o valor de uma cirurgia de períneo?

Perguntado por: isanches . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.1 / 5 5 votos

Quanto custa uma cirurgia de períneo? Os custos de uma perineoplastia podem variar bastante por diversos fatores incluindo honorários médicos, custos hospitalares, entre outros. No entanto, é possível encontrar esse procedimento por valores que vão de R$ 6.000,00 a R$ 20.000,00.

Assim, alguns sinais e sintomas que podem indicar se você é uma paciente para quem é indicada a perineoplastia incluem:

  • Incontinência urinária;
  • Prolapso de órgãos pélvicos;
  • Cicatrizes e lesões ocorridas durante o parto;
  • Disfunções sexuais que anteriormente não existiam, como dor.

O repouso na maioria dos casos é de 7 a 10 dias, podendo variar de acordo com a recuperação do paciente. Como é feita a cirurgia de perineoplastia? A cirurgia de perineoplastia consiste na remodelação dos tecidos moles da região perineal, ou seja, a área entre o ânus e a vagina.

A cirurgia de períneo tem duração média de 45 minutos, mas o tempo exato da cirurgia pode variar para mais ou para menos.

O Projeto de Lei 4431/20 obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a garantir a realização, em até 15 dias, de consultas agendadas pelo usuário com profissionais de saúde. O prazo máximo de espera cai para 3 dias se o agendamento for para idoso, doente crônico, gestante ou pessoa com necessidade especial.

Diferença entre períneo e perineoplastia
O corpo perineal é a região anatômica localizada entre a fúrcula (entrada da vagina) e o ânus, enquanto a perineoplastia é o procedimento cirúrgico que busca reconstruir ou reforçar os músculos e tecidos dessa região.

No pós-cirúrgico acelera a recuperação, previne retenção urinária e constipação comum nos primeiros dias, garante uma cicatriz macia, sem dor e sem aderências, treina a elasticidade e contração dos músculos vaginais para evitar dor tardia no ato sexual.

O convênio cobre a cirurgia íntima? Os convênios não cobrem a cirurgia íntima. Este é considerado um procedimento estético, logo, os planos de saúde não fazem esse tipo de cirurgia, somente em casos de procedimentos reparadores.

Qual exame detecta bexiga baixa? O exame que detecta cistocele é o exame ginecológico. Durante a consulta o médico uroginecologista solicita que a paciente realize a manobra de Valsalva, que consiste em fazer força e tossir para aumentar a pressão intraabdominal e assim avaliar o grau do prolapso.

Principais sintomas de bexiga baixa

  • Sensação de evacuação incompleta após urinar;
  • Presença de algo que se sobressai na vagina;
  • Incontinência urinária;
  • Pressões e desconfortos vaginais;
  • Dores na coluna e embaixo do ventre;
  • Perda de autoestima;
  • Redução ou ausência de atividades sexuais.

É um exame do pavimento pélvico que utiliza uma sonda ou “transdutor”, posicionado no períneo (a área entre a vagina e o ânus). Este permite adquirir imagens da bexiga, uretra, vagina, colo, útero, períneo, canal anal e músculos do pavimento pélvico.

Toda cirurgia pode apresentar complicações, mas elas são raras. Há um risco, embora mínimo, de lesão de vasos (veias/artérias), da bexiga e dos intestinos durante a cirurgia. Há 1% de chance de retenção urinária (dificuldade para urinar) imediatamente após a cirurgia, o que tende a regredir naturalmente em alguns dias.

Dificuldade na passagem da urina, durante os primeiros segundos de micção; Urgência e aumento da frequência urinária; Dor e irritação na vagina durante o contato sexual.

Quem faz a cirurgia de perineoplastia pode se sentar após o procedimento? Sim, é permitido se sentar após o procedimento, mas nas primeiras horas recomenda-se evitar essa posição para não sobrecarregar as suturas e para evitar dor ou desconforto. Também deve-se evitar ficar sentada por longos períodos.

A cirurgia de perineoplastia é realizada por um cirurgião plástico especializado. O procedimento é feito com anestesia local ou geral e consiste na remoção dos excessos de tecidos moles da região perineal, bem como na remodelação da área.

A cirurgia da cistocele pode ser realizada por via vaginal ou por via abdominal laparoscópica. Não exsite uma técnica melhor do que a outra, mas sim a melhor técnica para cada paciente, ou seja, o tratamento é personalizado para cada indivíduo.

O PERÍNEO, também conhecido como pavimento pélvico ou assoalho pélvico, é um grupo muscular que fica na base da pelve, participando da função urinária, defecatória e sexual.