Qual o valor normal do campo visual?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

140 graus

O campo de visão normal é de cerca de 140 graus para cada olho (visão monocular) e cerca de 180 graus para ambos os olhos (visão binocular).

Exame de campo visual por confrontação
O oftalmologista, então, apresenta diferentes números de dedos em áreas da visão periférica do paciente, perguntando quantos dedos ele está mostrando enquanto o paciente olha fixamente para o objeto em sua frente.

O Campo Visual Computadorizado custa a partir de R$150. Esse valor varia conforme a região da cidade e a clínica oftalmológica de preferência. Lembre-se de que exames médicos só podem ser realizados mediante pedido médico válido.

Inferior a 20/1000: quase total deficiência visual, próximo da cegueira.

A perda do campo visual ocorre quando um indivíduo sofre danos em qualquer parte de seu caminho visual, o caminho que os sinais viajam do olho ao cérebro. Existem muitas causas diferentes de perda de campo visual. O tipo de perda depende de qual parte exata da via foi danificada.

Tomografia. A Tomografia de Coerência Óptica (OCT) é um exame de praxe para diagnóstico preciso de doenças da retina, como o Glaucoma. O procedimento captura imagens através de feixes de luz lançadas nos olhos do paciente. Esses feixes cortam digitalmente camadas e estruturas oculares, possibilitando melhor análise.

21 Um critério de GHT “fora dos limites normais” é recomendável para estabelecer que um defeito de campo visual está presente em indivíduos com suspeita de neuropatia óptica glau- comatosa. 21 GHT apresentou elevada sensibilidade (97%) e especificidade (86%) para o reconhecimento de defeitos do campo visual.

Os fatores de risco para o glaucoma são a hereditariedade, a diabetes, traumas oculares e a idade superior a 35/40 anos. Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual.

Humanos possuem um campo de visão de quase 180 graus para frente, enquanto que alguns pássaros possuem um campo de visão de 360 graus completos, ou quase. Além disto, o alcance do campo de visão também varia verticalmente.

Conclusão: A maioria dos exames de campo visual não-confiáveis ocorreu pelo excesso de perda de fixação ou respostas falso-negativas. Pacientes jovens ou com baixa acuidade visual necessitam orientação detalhada e maior número de pausas com a finalidade de minimizar o índice de perda de fixação.

As respostas falso-negativas são caracteriza das pela falha do paciente em perceber um estímulo supralimiar naquele ponto, enquanto as respostas falso-positivas consistem na percepção de um estímulo não apresentado. Sabe-se que muitos fatores podem estar relacionados a uma resposta inconsistente.

Perda de visão periférica significa que você não tem um campo de visão normal de grande angular, embora sua visão central possa estar boa. Casos moderados e graves de perda de visão periférica criam a sensação de ver através de um tubo estreito, uma condição comumente referida como visão em túnel.

Perda da visão na velhice ocorre, na maior parte dos casos, por conta da degeneração da mácula, estrutura da retina responsável pela acuidade visual. Depois dos cinquenta anos, a principal causa de perda da visão é a degeneração da mácula.

Trata-se de um exame que avalia problemas de visão e áreas sem visão do campo visual, indicando se existe cegueira em alguma região do olho, mesmo que o paciente não perceba o problema.