Qual o valor preocupante da ureia?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Os valores normais da ureia no sangue são: Nível de ureia no sangue considerado normal: de 10 a 40 mg/dL; Nível de ureia no sangue considerado crítico: maior que 200 mg/dL.

Os valores de referência para uma ureia normal no sangue, varia de 16 a 40 mg/dL, para a maioria dos laboratórios. Portanto, chamamos de ureia alta, o valor de ureia no sangue acima de 40 mg/dL.

Valores de referência
Crianças de até 1 ano: entre 9 e 40 mg/dL; Crianças maiores de 1 ano: entre 11 e 38 mg/dL; Adultos: entre 13 e 43 mg/dL.

Valores de referência do Exame Ureia – Hemodiálise
Adultos: maior que 13mg/dL e menor que 43mg/dL.

Os principais sintomas da ureia alta no sangue são a perda de apetite, alterações no paladar, distúrbios neurológicos, perda de sangue em excesso, náuseas e também diferenças na tonalidade da pele, geralmente ganhando um tom acinzentado. Estes são sintomas passíveis de serem identificados antes mesmo de fazer o exame.

A ureia alta é causada por danos extremos e geralmente irreversíveis aos rins. Isso geralmente é de doença renal crônica. Os rins não são mais capazes de filtrar os resíduos do seu corpo e enviá-los pela urina. Em vez disso, esses resíduos entram na corrente sanguínea, causando uma condição potencialmente fatal.

Uma forma de baixar a ureia alta naturalmente é diminuir o consumo de alimentos ricos em proteínas e aumentar a ingestão de água. Níveis elevados de ureia no sangue muitas vezes estão relacionados com uma dieta rica em proteínas e desidratação.

A escolha pelo alopurinol deve-se a sua ação no controle dos níveis de ácido úrico no organismo.

Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com espuma ou sangue (a espuma pode indicar a presença de proteínas), edemas, anemia, palidez, cansaço, dor no peito e sonolência. As doenças renais só podem ser diagnosticadas com precisão real com exames de sangue e urina.

Na dieta para problemas renais é importante controlar a ingestão de proteínas, como frango, feijão, peixe e ovo, pois o seu consumo excessivo pode sobrecarregar os rins, favorecendo a ocorrência de sinais e sintomas, como dor nas costas, cansaço, dor ao urinar ou vontade frequente de urinar.

Os idosos do sexo feminino apresentaram valores médios de 1,39±0,31 mg/dL e 62±15 mg/dL para creatinina e ureia, respectivamente. Enquanto que, os idosos do sexo masculino exibiram valores médios de 1,78±0,63 mg/dL para creatinina e 68±26 mg/dL para ureia.

Valores de referência de ureia

  • Para crianças até 1 ano: entre 9 e 40 mg/ dL;
  • Para crianças acima de 1 ano: entre 11 e 38 mg/ dL;
  • Para adultos: entre 13 e 43 mg/ dL.

O valor normal do Clearance varia de 90-130 mL/minuto, isto é, a cada minuto que passa, 90-130 mL de sangue são filtrados pelos rins. Qualquer valor abaixo desta faixa, considera-se que o paciente é portador de insuficiência renal.

Quais são os valores normais de creatinina? Os níveis normais da creatinina variam entre 0,6 a 1,3 mg/dl. Esses valores, porém, não são absolutos e devem ser interpretados pelo seu médico. Como a cretinina é produzida pelos músculos, pessoas musculosas apresentam taxas basais maiores.

Quando a creatinina é preocupante? Os resultados considerados “alterados”, ou seja, com o nível de creatinina elevado, precisam estar acima dos valores de referência (1,2mg/dl).

A ureia é o resultado do metabolismo das proteínas que o paciente ingere como alimento. O fígado a produz e a secreta no sangue, e o rim vai realizar a filtragem para que a ureia seja eliminada na urina.

A hemodiálise está indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. A indicação de iniciar esse tratamento é feita pelo médico especialista em doenças dos rins (nefrologista).