Qual o vão máximo para laje protendida?

Perguntado por: ogonzaga . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

13,00 m

O vão máximo recomendado, na direção das faixas, é de 13,00 m. As espessuras mínimas e as esbeltezes devem ficar limitadas aos valores estipulados para os tipos de lajes mostrados anteriormente.

A espessura das lajes protendidas lisas não deve ser inferior a 16 cm. Esbeltez (L/h) superior a 40 exige comprovação da segurança em relação aos Estados Limites de Utilização, de Deformações e Vibrações excessivas. 7.2 da NBR 6118 - 2007. O cobrimento mínimo de cabos em relação à face de aberturas deve ser de 7,5 cm.

Podendo ser usada em diversos tipos de construções, a laje alveolar protendida permite a construção de projetos com vãos maiores, devido à sua resistência. A peça não é comprometida inclusive se furada para a passagem de canos e instalações.

O vão máximo recomendado para vigas de concreto armado é de 12 metros. Acima disso, passa a ser uma estrutura muito pouco econômica e existem outras soluções melhores. Em contrapartida, o vão mínimo recomendado é de 3 metros.

um passo a passo de uma vida de concreto para um vão livre de cinco metros isso mesmo 5 metros e aí será que. para esse vão se. a gente consegue uma viga de 40 por.

Comparada à laje maciça, a laje nervurada apresenta maior economia, dado que suas nervuras atuam como vigas, o que possibilita se vencer maiores vãos, proporcionando mais liberdade de layout arquitetônico na sua superfície. Para vãos acima de 7,0 metros vale a pena investir na possibilidade do uso da laje nervurada.

As lajes protendidas tiveram custos mais altos, contudo as vigas, pilares ficaram com o custo mais elevados devido aos carregamentos que as treliçadas proporcionaram, com isso as fundações tiveram um custo maior, e no final o custo total da estrutura, as com lajes protendidas tiveram um custo benefício melhor.

A laje protendida é assim chamada pelo uso da protensão, caracterizada pela tensão inserida previamente a uma estrutura, que vai de pisos às lajes. Na laje, ela é feita por meio de cordoalhas, aderentes e não aderentes. A laje protendida é usada em ambientes onde se deseja maior vão livre e maior amplitude.

As desvantagens do concreto protendido são: Falta de mão de obra especializada. Conforme a geometria da estrutura, esta técnica pode ser inviável. É preciso concreto de alta resistência, o que nem sempre é possível conseguir devido ao seu custo mais elevado ou indisponibilidade no local da obra.

Permite a utilização de vãos maiores por reduzir o número de pilares e também a redução da espessura da laje e de escoramento. O concreto utilizado no sistema de protensão apresenta uma resistência maior a compressão, entre 30 a 40 MPa, enquanto que o concreto armado apresenta uma resistência na ordem de 15 a 20 MPa.

Enquanto os vão de uma laje de concreto armado tem espaço máximo de até 5 metros, um vão de laje nervurada pode ter 7 metros, por exemplo.

Vigas pré-moldadas, protendidas são peças de concreto tracionadas com elementos de protensão (barras ou fios, basicamente). Afinal o tracionamento tem como finalidade produzir tensões prévias em uma estrutura de concreto. Assim melhorando sua resistência e comportamento sob as condições de carga.

A laje para forro H8 só pode ser utilizada em vãos pequenos. Ele suporta somente o peso do telhado, caixa d'água e pessoas fazendo manutenção. Já a laje para piso H12, é utilizada na divisão dos andares em casas com mais de um pavimento (sobrados).

Pode? É muito comum em reformas ou em construções novas, seja ela em estrutura pré-moldada ou alvenarias se depararem com a necessidade de realizar perfurações em vigas ou lajes, seja pela necessidade de passar tubulações diversas. Sim, pode!

O vão máximo de uma viga metálica deve ser 12 metros e o cálculo pode ser feito da seguinte forma. Vigas bi apoiadas e sem balanços em suas extremidades: dividindo o vão l1 por 10 e arredondando para o múltiplo de 5 superior.

A distância recomendada para o vão entre os pilares é de 3 metros e o motivo são os citados pelo profissional do vídeo abaixo.

19.600 kg aqui ó depositando.

sete metros talvez tá Não mais do que isso dá para fazer mais dá para fazer mais nós deixa a solução mais interessante aí eu posso partir para um protendido com uma estrutura metálica.

Para calcular a área de fôrma basta fazer ((2 x altura) – (0,1 x N) + largura) x comprimento de vão livre, sendo N o número de lajes adjacentes. A viga exemplo possui um vão livre (distância entre a face dos apoios) de 3,15 metros, 14cm de largura, 30cm de altura e duas lajes adjacentes.

Vigas. A vigas possuem largura mínima de 12 cm, 15 cm se forem consideradas vigas-parede. Porém é possível reduzir esses valores para 10 cm em casos bem específicos.

É possível usar a laje treliçada vão 6 metros, pois é uma laje rígida e leve, indicada para obras de pequeno porte.