Qual Orixá feminina mais forte?

Perguntado por: vbarbosa . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Dona de uma sabedoria infinita, Nanã é a mais experiente. Ela domina a morte e a vida, sendo a sua função comandar os portais. Suas filhas contam com paciência e calma. Concentradora de seres, Obá possui um magnetismo negativo, que ajuda na estimulação do raciocínio e sua absorção.

Obaluaiê

Também chamado de Obaluaiê, com o elemento terra e fogo do interior da Terra, é atarracado e pesado. Geralmente é um indivíduo rústico e desajeitado. Não sabe se comportar em sociedade, falta-lhe diplomacia e bom gosto. É um ser reprimido, frustrado, podendo tornar-se amargo e vingativo.

Obá

Obá enfrenta qualquer batalha e luta por todos os seus objetivos, por isso é largamente conhecida como uma grande guerreira. As narrativas iorubanas contam que Obá é uma orixá muito poderosa, sendo mais forte que a maioria dos deuses masculinos.

Obaluaê

Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.

EXÚ

O HOMEM DE EXÚ – Orixá do sexo, da procriação e da fertilidade, faz da personalidade dos filhos homens do orixá Exú terem um enorme poder de sedução. Mas justamente por ser muito sensuais, terão relacionamentos amorosos com grande variedade de parceiras, não importando em nada com fidelidade.

Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os orixás do panteão africano.

Obatalá ou Orixanlá, o mais respeitado, o pai de quase todos orixás, criador do mundo e dos corpos humanos.

Oxalá – Orixá maior
Através de seu gênio calmo, atinge seus objetivos de forma natural.

Características do Orixá: Obá é vigilante e ciumenta. Na Nigéria, Obá é homenageada e recebe suas oferendas às margens de um rio que tem o seu nome.

Orixá Exu

Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.

Omolu

Na condição de orixá das doenças, Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras. Afinal de contas, esta divindade tem grande poder de intervenção na vida ao dominar os territórios da cura e da enfermidade.

No candomblé, as Orixás femininas homenageadas são Oxum, Iemanjá, Iansã (Oyá), Nanã, Obá e Ewá (Yewá). Mas essas Orixás também são homenageadas em outras datas.

Oxum nunca se vinga. A resposta de Oxum é o desprezo !

Iansã, a Guerreira
Yabá dos ventos e tempestades, movimenta-se ora suave, ora arrebatador. É fiel às suas convicções. Uma guerreira que não foge às batalhas. Conhecer essa deusa causa impacto e muita admiração em função de seu poder.

Ogum

Ogum, o orixá da guerra, demanda, metalurgia e tecnologia, também associado a São Jorge, toma as cores vermelho e azul-escuro para velas e fitas, recebe cerveja branca, conhecida como espuma de Ogum, e trabalha com quebra de demandas.

nanan

É considerada o orixá mais antigo do mundo. Quando Orumilá chegou aqui para frutificar a terra, ela aqui já estava. Nanã desconhece o ferro por se tratar de um orixá da pré-história, anterior à idade do ferro. O termo nanan significa "raiz", aquela que se encontra no centro da terra.

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais. O primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de trás”, “segundo santo” ou “jutó”.

Oxum

Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar.

Também é invocada por mulheres que desejam engravidar, por conceder fertilidade. Mas, Oxum também é a "Senhora do Ouro", deusa da riqueza e da prosperidade, e traz muita sorte para quem pede suas bênçãos.

A Pomba Gira é especializada em amor e relacionamentos por ser a "orixá do trono do desejo e dos estímulos". É vista como a personificação das forças da natureza, que equivale à força feminina de Exu — orixá guardião do comportamento humano, das casas e das aldeias.

Oxum

Muito vaidosa, Oxum também é considerada a orixá da beleza e representa o ouro e a riqueza.