Qual os sintomas de câncer de partes moles?

Perguntado por: dmendes3 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Sarcoma de Partes Moles

  • Crescimento de nódulo ou caroço em qualquer parte do corpo.
  • Dor abdominal que piora com o tempo.
  • Sangue nas fezes ou vômito.
  • Fezes escuras ou negras, sinal de que há sangramento interno.

É causada por uma mutação nos genes NF1 e NF2. Cerca de 5% das pessoas com neurofibromatose desenvolverão um sarcoma em um neurofibroma.

Assim como ocorre com outros cânceres, a doença pode ser assintomática no início. No entanto, a grande maioria dos pacientes vai apresentar algum tipo de sintoma. Daí a importância de se realizar os exames periódicos para rastreio precoce da doença.

As partes moles correspondem a um grupo de tecidos localizados entre a epiderme e as vísceras, excetuando-se os ossos. Esses tecidos constituem cerca de 50% do peso corporal do adulto e são representados por vasos sangüíneos, linfáticos, músculos lisos, estriados, tecido gorduroso, aponeuroses, tendões e outros.

Cerca de 50% do peso do corpo humano é constituído pelas chamadas partes moles, como músculos, gordura, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos, nervos periféricos e outros tecidos.

O sintoma mais evidente do sarcoma de partes moles é a dor na região afetada. Como ele pode se originar em qualquer parte do corpo, os sinais e sintomas irão depender do tipo e da localização do tumor. Por exemplo, um lipossarcoma de coxa produz aumento do volume da coxa que pode provocar dor.

Os principais sintomas de um sarcoma são: Nódulo ou massa em qualquer lugar do corpo. Dor abdominal que piora com o tempo.

Eles podem ser encontrados em qualquer parte do corpo, mas a maioria se apresenta nos braços ou pernas. Eles também podem ser encontrados no tronco, cabeça e pescoço, órgãos internos e no retroperitônio (área em volta da cavidade abdominal). Os sarcomas não são tumores frequentes e sua maioria é denominada carcinoma.

Devemos suspeitar clinica- mente de sarcoma uterino quando o útero apresentar crescimento muito rápido, sangramento, dor por compressão ou invasão a estruturas adjacentes e principalmente quando esses três itens anteriores ocorrerem em uma paciente na pós-menopausa.

O sarcoma é maligno? Sim, o sarcoma é maligno. Quando um tumor recebe essa classificação (como lipossarcoma, leiomiossarcoma, rabdomiossarcoma, entre muitos outros),significa que se trata da um tumor raro e maligno.

Um sarcoma é considerado estágio IV, quando se disseminou para locais distantes (metástases). Neste estágio, os sarcomas raramente são curáveis. Porém, alguns pacientes podem ser curados se o tumor principal e todos os focos de disseminação da doença puderem ser removidos cirurgicamente.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

Não há um sintoma característico de câncer que seja comum a todos os tipos. O que a maioria dos cânceres costuma manifestar são sinais e sintomas inespecíficos, como emagrecimento, cansaço, dor no corpo, etc., que podem ocorrer também em centenas de outras doenças.

Para a sua realização é colocada uma sonda sobre a área do órgão ou estrutura que se deseja avaliar, após colocação de um gel incolor entre a pele e a sonda. A sonda capta as imagens e envia-as para um monitor. No momento da realização do exame, o médico radiologista analisa as imagens e interpreta-as.

R$105,00

Ultrassom Partes Moles - R$105,00 - Labi Exames.

A ecografia das partes moles ou dos tecidos moles é um exame de diagnóstico por imagem que nos permite avaliar as estruturas superficiais, como a pele e a gordura subcutânea, podendo ser realizado em qualquer área da superfície corporal.