Qual ovo tem mais vitamina B12?

Perguntado por: handrade . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Tabela de teor de vitamina B12 nos alimentos

Alimento (100g)Vitamina B12 (ug)
Gema de ovo de galinha6,02
Peixe Salmão cru5,95
Peixe salmão grelhado5,67
Bife de “carne” vegetal4,2

Sim e não. Vegetarianos ovolacto,não há necessidade de suplementação de B12. Além disso, existem outros alimentos que contém ferro não M(que não são provenientes dos alimentos de origem animal) ,mais outros nutrientes , que poderá aumentar a biodisponibilidade de ferro.

Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [6].

A elevação dos níveis séricos de vitamina B12 pode ocorrer secundária a diversas condições como reposição de vitamina B12, uso de álcool, hepatopatias, nefropatias, doenças pulmonares, doenças mieloproliferativas, neoplasias sólidas e hematológicas, e doenças autoimunes [1,2,6,7,10,11,12].

A vitamina B12 é também necessária para uma função normal dos nervos. Boas fontes de vitamina B12 incluem carnes (especialmente carne bovina, suína, fígado e outras vísceras), ovos, cereais enriquecidos, leite, mariscos, ostras, salmão e atum.

A anemia é causada pela queda de hemoglobina, normalmente decorrente da carência de ferro, vitamina B12, zinco e proteínas.
...
9. Suco de abacaxi, cenoura e espinafre

  • Bata no liquidificador 7 folhas de espinafre e 3 cenouras;
  • Acrescente 1/4 de abacaxi e 1 copo de água;
  • Bata bem e beba a seguir.

queijo suíço

O queijo suíço ainda é o que possui maior quantidade de vitamina B12.

A vitamina B12 só é encontrada em alimentos de origem vegetal quando são fortificados, isto é, quando a indústria adiciona a vitamina B12 artificial em produtos como bebida de soja, de arroz ou de aveia, produtos à base de soja e cereais matinais, por exemplo.

A melhora dos sinais e sintomas neurológicos inicia-se em uma semana, mas pode demorar até 6 meses para resolução. Naqueles pacientes que não tiverem resposta clínica ou hematológica com 2 meses de tratamento, o nível de vitamina B12 pode ser medido em 1 mês após o término da terapia proposta.

Se o consumo de alimentos de origem animal é reduzido ou ausente, como ocorre em vegetarianos e veganos, a presença da vitamina B12 por meio de suplementos ou alimentos fortificados se torna imprescindível.

Diarreias e disfunções gastrointestinais, falta de apetite, tonturas, dores localizadas, complicações na visão, incontinência, problemas no coração (como ataques cardíacos), baixa imunidade, inflamações no sistema digestivo (da boca até o intestino) são algumas das causas de falta de vitamina B12.

A vitamina B12 também participa da produção da mielina — substância que é uma espécie de camada protetora dos neurônios. Por conta da falta do nutriente surgem diversos riscos neurológicos, sendo que os principais são: depressão, demência, formigamento nas pernas e dificuldade de concentração.

Algumas interações que prejudicam a absorção da vitamina B12 são tabaco e álcool, por exemplo. Além disso, as principais fontes desse nutriente são de origem animal e, portanto, quem é vegetariano ou vegano provavelmente necessitará de suplementação.

Pesquisadores descobriram que o agrião pode ser uma fonte vegetal de vitamina B12. Também conhecida como cobalamina, essa vitamina é essencial para a dieta humana.

Quando falta vitamina B12, a produção dessa estrutura pode ser afetada, o que causa problemas de memória, dificuldade de concentração e foco, diminuição do senso de posição, confusão mental, e em deficiências mais severas, formigamento nas mãos e pés, depressão e psicose.