Qual país que nunca tem noite?

Perguntado por: ojesus . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

Os tempos do nascer e pôr-do-sol na Islândia são significativamente influenciados por sua alta localização no hemisfério norte. A Islândia fica apenas um pouco abaixo do Círculo Polar Ártico e, portanto, quase alcança um verdadeiro sol da meia-noite nos meses de verão.

Além da Noruega, os outros países onde acontece o fenômeno da noite polar são:

  • Estados Unidos (Alasca);
  • Canadá;
  • Dinamarca (Groenlândia);
  • Islândia;
  • Suécia;
  • Finlândia;
  • Rússia.

Entenda por que quando é dia no Brasil é noite no Japão.

Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.

A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

Na Noruega, o arquipélago de Svalbard é o local onde o fenômeno do sol da meia-noite acontece por mais tempo. Nessa região, entre os dias 20 de abril e 22 de agosto, o sol não se põe nunca. Quanto mais ao norte você estiver, mais oportunidades terá de observar o sol da meia-noite.

A Noruega é um dos poucos países a ficar no Círculo Polar Ártico (66,57° de latitude norte), o que tem um efeito especial na duração de dias e noites. O Círculo Polar Ártico atravessa a Noruega cerca da metade do caminho, embora as regiões do norte sejam consideravelmente mais escassamente povoadas.

Ou seja, tem 195 países. Note que não inclui Palestina nem Vaticano.

Em algumas regiões, entretanto, é mais comum se ter noites claras, visto que o sol se esconde no horizonte em algumas horas. A mesma situação acontece no Polo Sul, na Antártica; porém, por ser um lugar que não há habitantes permanentes, não é tão explorada.

Nessa conferência, eles resolveram dividir a Terra em 24 partes, pois sabiam que a Terra levava 24 horas para dar a volta em seu próprio eixo (rotação) e completar um dia.

Já pensou em passar seis meses somente sob a luz do dia? Nos polos da Terra, isso realmente acontece! Entre outubro e março, no Polo Sul, e de abril a setembro no Polo Norte, um fenômeno incrível toma conta do céu: o sol da meia-noite.

Apesar da cidade ser real, o filme foi filmado na Nova Zelândia. Por uma questão de logística, estrutura e custos de produção, 30 Dias de Noite foi filmado na Nova Zelândia. O fato chega a ser quase uma ironia, já que a história de uma cidade no Círculo Polar Ártico foi filmada bem abaixo da linha do Equador.

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

“A noite polar é um fenômeno normal que acontece todo inverno em Barrow (Utqiagvik) e em qualquer outra cidade dentro do círculo ártico”, disse a meteorologista da CNN Allison Chinchar. A ocorrência ocorre a cada inverno por causa da inclinação do eixo da Terra.

O fenômeno ocorre ao norte o Círculo Polar Ártico e ao sul do Círculo Polar Antártico, durante o verão, quando o sol fica visível por 24 horas nos lugares que fazem parte da região.

Da mesma forma, essas zonas disfrutam de uma imensa escuridão durante o inverno. Quanto mais a norte, mais dias há sem sol. No Cabo Norte não há sequer sol, ou seja, não existe luz solar entre 20 de novembro e 22 de janeiro, mas, em contrapartida, haverá sol 24h entre 13 de maio e 31 de julho.

Região onde o sol não aparece por três meses
Essa poluição se deve às descargas radioativas de uma fábrica que produziu bombas de plutônio. A cidade de Norilsk é a segunda maior do Ártico.

Em contrapartida, os habitantes da região precisam lidar com o oposto durante o verão. Outro fenômeno, conhecido como sol da meia-noite ou dia polar, faz com que a região tenha 24 horas de luz solar durante mais de dois meses nos dias mais quentes do ano.