Qual pomada é bom para fascite plantar?

Perguntado por: amoraes9 . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

POMADA MASSAGEADORA FISIO POWER 150g. Desenvolvido para ser utilizado nas massagens e aliviar dores decorrentes de má postura e esforço repetitivo, tendinite, bursite e outras inflamações localizadas como pernas, quadris, lombares, ombros e coluna, artrite, artrose, reumatismo, hérnia de disco.

Sem tratamento, a dor pode se tornar crônica e provocar alterações na marcha, que revertem em lesões no joelho, quadris e coluna.

Andar sem sapatos quando possível é um estímulo para os músculos do pé e um auxílio no tratamento da fascite plantar. Trabalhar a musculatura da sola do pé melhora sua sustentação e diminui a sobrecarga sobre a fáscia plantar. Por isso, é benéfico tirar os sapatos e andar descalço em casa, caso isso não provoque dor.

Fascite plantar tem cura. Casos crônicos com mais de 6 meses são mais difíceis de tratar. Normalmente uma boa fisioterapia, com técnicas de liberação miofascial e alongamentos resolve.

As causas da fascite plantar são diversas, a inflamação ocorre por lesão ou trauma, pelo encurtamento da fáscia, por impacto repetitivo, infecções bacterianas ou pela diminuição da gordura plantar.

O diagnóstico pode ser realizado através da ultrassonografia, por ser um procedimento bem estabelecido para avaliar processo inflamatório, a precisão do exame em detectar alterações anatômicas durante a avaliação dos sintomas do paciente, possibilita ao reumatologista o uso do ultrassom como uma extensão do exame ...

Botox é feito de uma toxina botulínica altamente diluída, que bloqueia os principais neurotransmissores onde é injetada. A substância ajuda a relaxar os tecidos dentro e ao redor da fáscia plantar, mas não retarda o processo de cura como a cortisona.

O sobrepeso é fator de risco para a fasciite plantar, tanto quanto o uso de sapatos de solado muito raso (sapatilhas, chinelos de dedo, sandálias rasteiras), atividades físicas de alto impacto (corridas, futebol, tênis, vôleibol, entre outros), e atividades laborais que demandam tempo prolongado de pé ou longas ...

Obesidade, atividade física de alto impacto, uso de calçados inadequados e deformidades nos pés favorecem o problema. Porém o fator principal é a falta de alongamento.

Diagnóstico e tratamento
É indicado repouso, aplicação de gelo no local e sessões de fisioterapia para promover o alongamento das estruturas da região, ou seja, a fáscia plantar, o tendão de Aquiles e os músculos da panturrilha.

Os calçados mais indicados para quem tem esse problema são as sandálias de salto baixo e de solado macio. Na Doctor Shoes você encontra o melhor e mais recomendado calçado para tratar fascite plantar.

Você pode aplicar gelo enrolado num papel de cozinha e deixar atuar durante cerca de 15 minutos, duas vezes ao dia, porque o frio é bom para aliviar a dor e combater a inflamação.

Já a areia dura é a inimiga dos corredores que sofrem com fascite plantar, uma infalamação ocasionada por microlesões de repetição. “Além de trazer problemas na fascia plantar, o hábito pode causar metatarsalgia, uma dor forte na parte frontal no pé”, explica o profissional.

O uso de medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios (ibuprofeno, etc.) é indicado para reduzir a inflamação e aliviar a dor no calcanhar nos casos onde existe inflamação (fascite plantar, por exemplo), devendo sempre ser prescritos pelo seu médico.