Qual região do Brasil é mais inteligente?

Perguntado por: acosta8 . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

A Região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, com seis municípios entre os dez melhores colocados. Duas cidades da Região Sul, uma do Centro-Oeste e outra do Nordeste também são destaques. Na classificação por região, Brasília (DF), no Centro-Oeste, é a primeira colocada, no ranking.

Curitiba é a cidade mais inteligente do Brasil, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2022 – mapeamento que analisa dados de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes para apontar os mais desenvolvidos e conectados do País.

Nova Taipei conquistou o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo em 2022.

Caio Temponi

Detentor de várias conquistas acadêmicas, Caio Temponi foi aceito no seleto grupo de sociedade de alto QI. Aos 14 anos, o estudante Caio Temponi é o mais jovem brasileiro a ser aceito na Intertel, uma das sociedades de alto QI mais restritas do mundo.

Sim, a partir de março de 2022, São José dos Campos passa a ser também conhecida como uma das mais novas “smart city” do mundo. Ela que já era considerada a “Capital do Vale do Paraíba” e “Cidade Tecnológica” pode agora colocar em seu currículo o título de “Primeira cidade Inteligente e Sustentável do Brasil”.

Além do primeiro lugar no ranking geral, a cidade foi destaque na Região Sul e entre as cidades com mais de 500 mil habitantes. Ainda, conquistou a primeira colocação no eixo Empreendedorismo e a segunda em Tecnologia e Inovação.

Esse conceito apresenta uma cidade conectada, tecnológica, 100% sustentável e funcional, que garante aos cidadãos qualidade de vida, crescimento econômico, melhoria da sustentabilidade e dos serviços urbanos através da tecnologia, levando em consideração principalmente os setores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente ...

São José dos Campos

São José dos Campos é oficialmente a primeira smart city do Brasil. Localizado a 100 km de São Paulo, o município recebeu o certificado de cidade inteligente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Dessa forma, passa a fazer parte de um seleto grupo de outras 79 cidades pelo mundo.

São Paulo se destaca em Mobilidade e Acessibilidade, principalmente pela diversidade de modais existentes. A capital é uma das primeiras cidades brasileiras a implantar o bilhete eletrônico em seu transporte público, que permite o pagamento até com PIX.

A mais conhecida é Curitiba, capital do Paraná, que possui sistemas de mobilidade urbana que garantiram sua eleição como o melhor trânsito do Brasil e é tida como modelo de Smart City. Além disso, a cidade inovou com a criação do Ecoelétrico, uma frota de carros elétricos que prestam serviços públicos.

Depois de figurar na terceira colocação do ranking geral do Connected Smart Cities -- uma das principais iniciativas do setor de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil -- em 2021, Curitiba (PR) superou São Paulo (SP) e este ano assumiu a liderança, passando a ser, em 2022, a cidade mais conectada e ...

Atualmente, o QI (quociente de inteligência) de William James Sidis foi avaliado em nível acima de 250, maior que o de Einstein que se acredita ser 160. Isso significa que com essa pontuação de QI mais alta da história, ele pode ser considerado o homem mais inteligente do mundo.

A facilitar inovação
O Dubai está a moldar um ecossistema favorável para permitir que empresas de todos os setores inovem. A cidade sublinhou esta ambição com uma série de estratégias futuristas de longo prazo, como IA, blockchain, impressão 3D e Internet das Coisas (IoT).

superior a 140 significa inteligência geniaj; b) Q.I. entre 120 e 140 representa inteligência muito superior; c) Q.I. entre 110 e 120 indica inteligência superior; d) Q.I. entre 90 e 110 exprime inteligência normal ou média; e) Q.I. entre 80 a 90 manifesta torpeza, raramente qualificada como debilidade mental; f) Q.I. ...

Um estudo do Vouchercloud elencou os países mais inteligentes do mundo, de acordo com a quantidade de prêmios Nobel conquistados em cada local, escala de QI (Teste de Inteligência) e a taxa de escolaridade. O Japão lidera a lista, seguido por Suíça e China.