Qual remédio caseiro pode substituir a pílula do dia seguinte?

Perguntado por: urodrigues8 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Pesquisadores da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, descobriram duas novas substâncias encontradas em azeitonas, mangas e uvas que podem substituir o uso da pílula do dia seguinte.

7 principais métodos contraceptivos naturais

  1. Método do calendário ou tabelinha. ...
  2. Método da temperatura basal. ...
  3. Método do muco cervical. ...
  4. Método sintotérmico. ...
  5. Método do coito interrompido. ...
  6. Teste de ovulação. ...
  7. Método da amenorréia lactacional.

O sílfio é uma planta que costumava florescer em Cirene, uma antiga cidade da Grécia, agora conhecida como Líbia, no norte da costa da África. Ela foi usada por anos como alimento, planta medicinal, afrodisíaca e o principal, como contraceptivo.

Um dos métodos naturais mais conhecidos é a tabelinha ou calendário menstrual. A partir da observação dos ciclos, pode-se estimar quando a mulher ficará fértil, evitando assim o ato sexual durante esse período.

O chá de canela ajuda a diminuir os incômodos causados pelas cólicas menstruais por ser capaz de diminuir os níveis de prostaglandina, uma substância que causa contrações musculares no útero resultando nas terríveis dores espasmódicas das cólicas.

Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta principalmente ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum e que não exige muita atenção. Os outros sintomas citados podem ser evidentes para algumas mulheres e imperceptíveis para outras.

Todo ciclo começa com a menstruação. Em um ciclo regular, com duração média de 28 dias, o período menstrual acontece de três a oito dias. Para descobrir o período fértil, a mulher deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação e acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data.

Todo esse processo pode levar até seis dias após a relação sexual para ocorrer, sendo assim, o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.

Colocar vinagre ou rodelas de limão na zona vaginal – na Moldávia acredita-se que a acidez pode matar o esperma, existindo mulheres que aplicam vinagre ou limão na vagina depois do sexo. Uma ideia que, apesar de errada, é posta em prática por cerca de 42% das moldavas por ser um método “natural e económico”, dizem.

De acordo com a Dra. Fernanda, é um mito que se lavar depois da relação evita gravidez. “Não evita, pois os espermatozoides já se direcionam para o útero e tubas assim que ocorre a ejaculação. Além disso, a secreção que lubrifica o pênis durante o ato sexual também pode ter espermatozoides”, explica a uroginecologista.

Pílula (99,7% uso ideal e 92% uso típico): Um anticoncepcional em formato de comprimido, ou seja, de via oral. Pode ser uma combinação dos hormônios estrogênio e progestagênio ou apresentar somente um deles, o progestagênio. De modo geral, ao ser ingerida, a pílula libera hormônios que impedem a ovulação.

Não, o chá de boldo não cria uma menstruação… O boldo é uma planta medicinal muito usada e bem forte. Tem ações diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Precisa ser usado com precaução, pois pode ter efeitos colaterais fortes.

Muito além da fama, o chá de boldo também facilita a digestão, protege as funções do fígado, reduz os gases, possui ação laxativa leve e que ajuda nos casos de constipação intestinal (prisão de ventre), favorece a eliminação de toxinas do fígado e pode melhorar as respostas imunológicas do organismo.

A pílula combinada (progesterona e estrógeno) é o método contraceptivo mais utilizado por brasileiras, de acordo com o Ministério da Saúde. Também é o meio mais seguro para evitar a gravidez, com 99,7% de eficácia, de acordo com a ginecologista e obstetra Leryane Marques Blaszkowski.

O suco pode ser espremido em um pedaço de esponja ou algodão, que seria colocado dentro da vagina antes do sexo, afirma o médico. No entanto, especialistas afirmam que sua eficácia não é comprovada.