Qual seria a maneira adequada de se referir aos nativos do território brasileiro e seus descendentes justifique?

Perguntado por: areis . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4 / 5 10 votos

“Indígena” é o termo mais correto, e não “índio”. Indígena é o termo de tratamento mais respeitoso e, por isso, deve ser utilizado. Ele significa “natural do lugar que se habita” ou “aquele que está ali antes dos outros”, sendo abrangente com a grande pluralidade de povos originários.

Os indígenas americanos, ameríndios ou ainda índios americanos são os habitantes indígenas da América antes da chegada dos europeus, e os seus descendentes atuais.

"Índio é um termo genérico, que não considera as especificidades que existem entre os povos indígenas, como as especificidades linguísticas, culturais e mesmo a especificidade de tempo de contato com a sociedade não indígena", explica.

Resposta: São designados como povos aborígenes, autóctones, nativos, ou indígenas[1] aqueles que viviam numa área geográfica antes da sua colonização por outro povo ou que, após a colonização, não se identificam com o povo que os coloniza.

Índio: A palavra índio deriva do engano de Colombo que julgara ter encontrado as Índias, o "outro mundo", como dizia, na sua viagem de 1492. Assim, a palavra foi utilizada para designar, sem distinção, uma infinidade de grupos indígenas; Gentio: O coletivo gentio foi utilizado pelos jesuítas.

Aliás, nativos e autóctones são outras expressões usadas, ao redor do mundo, para denominar esses povos. Genericamente, os povos indígenas que vivem não apenas em nosso país, mas em todo o continente americano, também são chamados de índios.

Não! Os povos indígenas são diferentes. A diferença ocorre porque muitas tribos tem hábitos diferentes. Algumas comem apenas peixe, outras comem animais diversos, e tem também aquelas que criam gado para o consumo próprio.

Ser tribo é estar sob o domínio de um senhor ao qual se deve reverenciar. Observem que essa é a lógica colonial, a lógica do poder, a lógica da dominação.” Dessa forma, o indicado é substituir a palavra por “povo”.

É por isso que não podemos dizer que existe uma única “cultura indígena”: cada comunidade tem seu modo de ser. Existem, portanto, muitas culturas indígenas!

Os povos indígenas do Brasil são catalogados dentro de quatro grandes troncos étnicos, que são: aruak, karib, macro-jê e tupi. É importante mencionar que nem todos os povos indígenas do Brasil podem ser classificados dessa forma.

Os primeiros habitantes foram chamados de índios, nativos ou aborígines.

Pindorama era o nome dado ao Brasil pelos indígenas antes da chegada européia, habitantes que somavam de 6 a 8 milhões falantes de cerca de 1300 línguas diferentes. Hoje, os indígenas no Brasil são 800 mil habitantes distribuídos em 230 povos, falantes de 200 línguas.

É um conjunto de elementos, como por exemplo a crença religiosa, língua, etnia, características que permitem a cada povo esse auto reconhecimento, e que também os distingue dos demais.

Outro termo muito comum para chamar os brancos é caraíba, karaíba ou kajaíba.