Qual significado de odre na Bíblia?

Perguntado por: nmata . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Em algumas bíblias, traduziram a palavra "odres", pela palavra "barris". O barril é um recipiente de madeira. Na prática, um barril velho não se rompe com vinho novo, o que demonstra que barril não é uma boa tradução para a palavra "odre". Jarro de barro velho também não se rompe com vinho novo.

O modo comum de se fazer um odre era abater um animal, decepar-lhe a cabeça e as patas, e então retirá-lo cuidadosamente do couro, de um modo que fosse desnecessário abrir a barriga do animal. O couro era, então, curtido, e depois todas as aberturas, exceto uma, eram costuradas.

1,5 L

Odre para vinho, envelhecido e com costura externa 1,5 L.

1. Recipiente de couro, bojudo, com bocal estreito, geralmente de madeira, usado para transportar líquidos. 2. [Figurado] Pessoa muito gorda.

E para ser reutilizar o odre, primeiramente ele precisava ser esvaziado, depois por permanecer por 3 semanas dentro da água, e após colocado no chão e surrado com uma vara e por último passado um óleo para voltar a sua elasticidade.

O odre é um antigo recipiente feito de pele de animal, geralmente de cabra, usado para o transporte de líquidos (foto abaixo). O vinho novo continua seu processo de fermentação na vasilha onde é depositado.

Colocava-se o odre na água para ser amolecido e depois untado, escovado com óleo de oliva, isto o tornava flexível outra vez, e podia ser usado novamente como da primeira vez.

Você pode preenchê-lo colocando-o no inventário de uma torneira Torneira de Pedra ou Poço de Água. O nível de água de um Odre cheio é mostrado pela barra azul na parte inferior do quadro do item.

1. “Odres Novos” tem a ver com novas formas, reformando formas, não com o abandono da essência. Se quisermos receber e guardar o Novo de Deus temos que ter clareza do que é forma e do que é essência.

Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Pelo contrário, o vinho novo é posto em odres novos, e assim não se perdem nem os odres nem o vinho.

15Quando acabou a água do odre que carregava, ela colocou a criança debaixo de um arbusto 16e foi sentar-se perto dali, à distância de um tiro de arco e flecha. Lastimava consigo mesma: “Não suporto ver morrer meu menino!” Enquanto ela se lamentava, a criança começou a chorar ainda mais forte.…

Geralmente se interpreta o trecho indicando que Jesus estaria propondo uma nova forma de realizar as coisas. Jesus, desta forma, parece estar preocupado que tanto o "remendo novo" e o "vinho novo" quanto o "vestido velho" e o "odre velho" sejam preservados.

Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam. Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão.

Jesus disse que o vinho novo (vida no Espírito) só pode ser colocado dentro de odre novo. O odre era um recipiente feito com a pele de animais, dentro do qual se colocava o vinho, para que ele fermentasse. O vinho, quando é novo, passa por um processo de fermentação e começa a se expandir, ou seja, crescer em volume.

os odres, feitos de peles de animais, não eram somente usados pelos árabes: na Europa, Ásia e África estava muito generalizado o seu uso. Ainda hoje em Espanha e Portugal há as borrachas, para vinho, que são muito semelhantes às da Arábia.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
Aquele que fabrica ou vende odres. ETIMOLOGIA der de odre+eiro.

De um modo geral, o vinho é associado ao sangue de cristo, assim como o pão representa o corpo sagrado de Jesus. Na Eucaristia, por exemplo, a bebida recebe o nome de vinho sacramental ou canônico e só é aceito pela igreja se estiver de acordo com uma série de restrições, incluindo o baixo percentual de álcool.

Os odres eram recipientes de couro em formato de bolsa ou saco produzidos em pele de animal podendo ser de bode, cabra ou ovelha.

“Pois estou como odre na fumaça; contudo não me esqueço dos teus estatutos." Salmos 119:83. Estamos sempre passando por algum processo, alguns dolorosos, outros nem tanto. Mas sem perder a esperança, que sempre vira um vinho novo da parte de Deus trazendo alívio, paz e alegria.

O couro do odre sem a devida preparação se torna deteriorado e desgastado, tornando-o impróprio para o uso. O curtimento na fumaça serve basicamente para esticar a pele e estabilizar o material resultante, para que ele não endureça demais nem apodreça.