Qual tecido protege mais do frio?

Perguntado por: asubtil . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Bouclé

Bouclé O bouclé é um tecido muito marcante por seus fios retorcidos, além de sua textura e espessura. Todas essas características fazem com que o bouclé seja um dos tecidos que mais protegem do frio sendo usualmente utilizado para a confecção de capas, mantos e ponchos.

Os tecidos naturais mais indicados para inverno são veludo, flanela, lã e seda. A lã é condutora de calor, ou seja, um tecido considerado quente, pois não deixa o frio entrar e nem o calor do corpo sair.

Vantagens do poliéster:
Não encolhe: o poliéster não encolhe ao ser lavado. Bom de passar: amassa menos e tem mais facilidade de ser passado que o algodão. Quentinho: para regiões mais frias, esquenta mais. Valor: comparado ao algodão, é mais barato.

Os materiais térmicos mais conhecidos são:

  • Poliéster.
  • Lã Merino.

Tecido Fleece com isolamento térmico, mantém o corpo aquecido. Produzido com tecnologia de ponta que possui Proteção Solar FPU50+, bloqueando os raios UVA e UVB.

Ainda falando sobre as lãs, temos também o tweed e o cashmere. O primeiro é um composto mais macio e flexível, mas também mais grosso, o que garante uma ótima proteção contra o frio intenso. Já o cashmere, é empregado em cachecóis e no tricô com maior frequência, sendo reconhecido por ser um material nobre.

Quanto mais fibras de algodão e viscose, mais fresco é o uniforme. Antes de mais nada, é importante explicar que todo tecido ou malha é composto de fibras. Algodão e viscose são as mais frescas, pois vêm de matérias-primas naturais.

CAMISETA TÉRMICA
É considerada mais quente do que uma blusa de lã. Para esportes, ela mantém o corpo aquecido e seco, auxiliando na performance.

Linho: são tecidos mais pesados e que tendem a esquentar mais durante o calor. "Ele é indicado para meia-estação, no outono, por exemplo", diz a professora.

8 roupas recomendadas para frio extremo: confira!

  • BLUSA E CALÇA TÉRMICAS.
  • FLEECE TÉRMICO.
  • CASACO CORTA VENTO IMPERMEÁVEL.
  • GORROS.
  • CACHECOL.
  • LUVAS.
  • MEIAS TÉRMICAS.

Alta resistência e durabilidade
Em primeiro lugar, o poliéster se destaca por ser um tecido de grande resistência e durabilidade. É um material que não fura nem desfia com facilidade, o que vai fazer com que seu tempo de vida útil seja maior.

O poliéster tem alta durabilidade, mais que o algodão e a maioria dos tecidos mistos. Também é difícil de manchar permanentemente porque o poliéster é menos absorvente que outros tecidos. Os tecidos de poliéster também são conhecidos por não amassar, encolher ou desbotar quando tratados com cuidado.

O poliéster definitivamente será melhor tecido para atividades esportivas e definitivamente, o algodão será um tecido bastante respirável para o uso no dia a dia. Então, para qualquer pessoa definir qual é o melhor tecido é importante analisar para que tipo de peça ele será confeccionado.

Aquecimento: Uma das maiores desvantagens do uso do tecido de poliéster é a alta retenção de calor. As roupas que possuem sua composição total com esse material, podem causar certo desconforto em épocas de altas temperaturas, pois bloqueiam a circulação de ar através do tecido.

As malhas térmicas são produzidas a partir de tecidos especiais de alta performance, que maximizam a produção de calor do nosso corpo, além de conduzir suor e vapor para a parte externa da peça, mantendo o seu corpo seco e quente por muito mais tempo.

Os Tecidos térmicos são indicados para a prática esportiva no frio, escolhido por atletas, ajuda muito na performance e no resultado final pois realiza com facilidade a transpiração / evaporação do suor para fora, mantendo sua roupa seca, com a finalidade de manter você aquecido sem “gelar” o corpo.

Se a intenção for esquentar, o ideal é um moletom e moletinho que tenha poliéster ou lã na composição, porque são mais quentes e têm característica isolante!

O tecido Sun Cover, com protetor solar impregnado diretamente no fio, utilizado para confeccionar as roupas e acessórios, protegem 98% ou mais a pele da radiação solar.

A roupa térmica é, aliás, também conhecida como segunda pele térmica, a primeira camada a ser usada no frio. Ela é responsável por manter o corpo aquecido, já que o casaco, ao contrário do que muitos pensam, tem como função evitar a entrada do vento e do frio.