Qual tipo de roupa usar depois da Cesária?

Perguntado por: aevangelista4 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Peças sem costura, como as da coleção Nude, são ótimas para garantir ainda mais bem-estar, principalmente como uma opção de calcinha pós-parto cesárea, já que não terá o risco de o elástico ficar sob a cicatriz.

Mantenha repouso absoluto. Os primeiros cinco dias após a realização da cesariana exigem da mulher um repouso absoluto. Isso significa que ela deve se abster de qualquer esforço e, quanto menos fizer, melhor. O ideal é que nesse momento ela aproveite para se dedicar exclusivamente ao bebê.

Qual é a melhor cinta pós-parto?

  • Cinta pós-parto Pliê: cinta do tipo calcinha. ...
  • Cinta pós-parto DeMillus: cinta pós-parto e pós-cirúrgica. ...
  • Cinta pós-parto Lupo: cinta do tipo bermuda. ...
  • Cinta pós-parto Lucitex: cinta do tipo body. ...
  • Cinta pós-parto Power Jersie: calcinha modeladora.

Tanto parto normal quanto cesárea podem fazer com que a mulher apresente sangramento pós-parto por até seis semanas. E são os absorventes pós-parto que oferecerão a proteção que a mulher precisa para este momento.

Quem fez cesárea também precisa usar? O absorvente é indicado depois de qualquer via de parto, seja ela normal ou cesárea, mas há um porém. Segundo a obstetra Ana Paula, a quantidade de sangramento é geralmente maior após o parto normal.

Não há nada que impeça lavar a cabeça e os cabelos depois do parto. Esse é um grande mito. A mulher não terá nenhum prejuízo para sua saúde realizando esse cuidado de higiene pessoal, inclusive, pode lavar a cabeça logo após o parto.

Sim, mas com cores claras e transparentes para não interferir nos cuidados com a mãe na hora do parto. A quantidade de oxigênio no corpo materno é geralmente monitorizado através de uma luz que atravessa o dedo indicador e esmaltes escuros atrapalham esta leitura.

A mulher não pode lavar a cabeça durante o resguardo? Mito! Antigamente se acreditava em uma crença de que o sangramento poderia reverter da vagina para a cabeça, deixando a mulher louca, o que não passa de um mito popular. No resguardo não há problema nenhum em manter a higiene em dia lavando os cabelos.

“A mulher, chamada tecnicamente de puérpera no período pós-parto, sai do Centro Obstétrico com sangramento. Nos primeiros dias, o fluxo é mais intenso e vai progressivamente diminuindo, podendo persistir por até 40 dias. O normal é se estender entre 15 a 20 dias”, diz o médico.

Tempo de repouso pós cesárea
Evite carregar peso ou realizar atividades físicas intensas ou esforços em vão, isso pode prejudicar a cicatrização e gerar complicações. Mantenha esse repouso durante sua licença a maternidade até que terminem as fases do Puerpério.

Independente do parto, a nova mamãe só poderá levantar pela primeira vez com ajuda da enfermagem devido ao risco de queda. Para as mães de parto normal, o levante poderá ser realizado com 4 a 6 horas do parto. Já as mães de cesárea deverão permanecer na cama de 8 a 12 horas após o parto, ou conforme orientação médica.

Os analgésicos orais são uma forma conveniente e muito usada para aliviar as dores que surgem após a cesariana. Vários tipos e doses de analgésicos, podem ser usados, isoladamente ou em conjunto com outras formas de analgesia.

No caso da cesárea, a sensação de inchaço costuma ser ainda mais frequente, já que a recuperação é um pouco mais lenta e o tempo de repouso é maior. Mas não há motivos para preocupação: depois de uma semana, o corpo começa a voltar ao normal. Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar.

Em alguns casos, o inchaço pode durar até 8 dias, reduzindo aos poucos. Caso ainda fique muito aparente ou dure mais tempo, o ideal é procurar ajuda médica para o profissional avaliar a pressão arterial e verificar se existe alguma alteração relevante no corpo.

Camisola e pijamas - o ideal é colocar pelo menos duas camisolas e um pijama porque acontece de ficar até três dias no hospital se o parto for cesária, tá? E daí precisa trocar a roupa se sujar! Uma dica: procure escolher modelos confortáveis com abertura na frente pra facilitar na hora de amamentar!