Qual travessa pode ir ao micro-ondas?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Papel, plástico, e até vidro.

Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.

A maioria dos potes de vidro podem ser utilizados no micro-ondas para aquecimento de alimentos, porém se você vai fazer uma receita mais complexa, que demande um tempo maior dentro do aparelho, é sempre importante optar por itens com vidro refratário ou que tenham a recomendação do fabricante de uso no micro-ondas.

Materiais como cerâmica vitrificada, porcelana, louça e vidros são seguros pro eletrodoméstico. Mas se sua porcelana ou louça tiver algum detalhe em metal, daí não pode usar!

Para você que procura como saber se o vidro é refratário, geralmente as peças de vidros refratários possuem símbolos de indicação e/ou apresentam o fundo rugoso; alguns utensílios de cerâmica podem ainda ter o fundo de outra cor. – Pode ser colocado diretamente na boca do fogão, ou terá um desenho relacionado ao fogão.

O Tempertest é composto de duas lâminas de filme plástico especial que, colocadas uma de cada lado do vidro, de forma que fiquem uma sobre a outra, mostram as alterações ópticas que o processo de têmpera produz no vidro. Se o teste mostrar formas e cores, em forma de manchas, o vidro é temperado.

Um prato cor de âmbar que é item obrigatório nas cozinhas brasileiras, embora tenha sido concebido na França. Feito em vidro temperado, é mais resistente ao impacto e às lascas, vai ao microondas com o mesmo desempenho e disposição com que vai ao freezer ou à máquina de lavar.

Número 5 é o produto feito de polipropileno (PP). Canudos, tampas de garrafas e embalagens de iogurte são normalmente feitas de PP. Recipientes de PP não transmitem quaisquer produtos químicos nos produtos que embalam.

Alguns alimentos, se levados de forma incorreta ao micro-ondas, podem explodir e causar machucados ou até um curto-circuito no ambiente. Além disso, materiais como garrafa térmica, metais (o alumínio também!), plástico e sacos não devem ir ao aparelho, pois podem pegar fogo ou explodir.

10 coisas que não se deve colocar no microondas

  • Ovos. ...
  • Carne. ...
  • Leite materno. ...
  • Recipientes de plástico. ...
  • Sacolas de papel marrom. ...
  • Papel alumínio. ...
  • Canecas Térmicas. ...
  • Embalagens de cartolina.

Geralmente, o vidro que pode ir no forno (travessa) tem o fundo rugoso, de modo que, ao tocar, lembra uma parede de gesso. Existem ainda modelos de cerâmica com o fundo de outra cor, fato que habitualmente indica que aquele vidro pode ir no forno.

Além das panelas e travessas de inox, travessas e panelas de vidro também podem ir ao forno, desde que sejam de vidro temperado. Desse modo, é importante verificar se a travessa de vidro consegue resistir a altas temperaturas e se não serve apenas como auxílio na cozinha.

Mas afinal, uma forma de alumínio pode ir no micro-ondas? Com a evolução da tecnologia dos fornos micro-ondas, a ideia de que não se pode utilizar um produto em conjunto com o outro caiu por terra. Desta forma, é possível afirmar que as formas de alumínio podem sim ser utilizadas dentro deste tipo de forno.

Fabricada em vidro de alta resistência, a travessa refratária possui capacidade para 3,2 litros, ideal para forno, freezer e geladeira.

Por ser refratária, resiste a altas temperaturas, podendo ser usado em forno convencional e micro-ondas.

O que pode usar no microondas e o que não pode
Por outro lado materiais que não se alteram sob a presença das ondas magnéticas são os que pode usar no microondas. Por exemplo, podemos usar no microondas os vidros refratários, porcelana, louça, cerâmica e papéis absorventes.

2- Tampe os alimentos ao esquentar a comida: os micro-ondas mais modernos costumam vir com uma tampa plástica para tampar as refeições ao esquentá-las. Use-a para evitar que as ondas de calor do eletrodoméstico cheguem diretamente na comida. No caso das marmitas, mantenha a tampa fechada durante o aquecimento.