Qual veneno passar no pessegueiro?

Perguntado por: ncortes . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.3 / 5 5 votos

Consulte um engenheiro agrônomo para que ele prescreva o inseticida mais eficiente e demonstre como fazer a sua aplicação no pomar. Dentre os mais utilizados, temos: dimetoato, fenitrotion, fention e triclorfon.

O controle da podridão parda é feito principalmente com a aplicação de fungicidas, em duas oportunidades na época da florada. Uma primeira aplicação e após, a data da segunda aplicação deve ser feita 30 dias antes da colheita do fruto.

Existem algumas medidas que, quando tomadas, auxiliam no controle da mosca-das-frutas, como eliminar plantas localizadas próximas ao pomar, que estejam infestadas pela mosca; utilizar os frutos dessas plantas para preparar iscas para essa praga; eliminar dos pomares os frutos caídos ou refugados.

As aplicações devem ser iniciadas após a poda de florescimento e mantidas até a pré-colheita.

No Brasil, as pragas economicamente importantes do pessegueiro são a mariposa-oriental, as moscas-das-frutas, a cochonilha-branca e o gorgulho-do-milho.

- Ameixeira, amendoeira, cerejeira, macieira, marmeleiro, nectarina, nespereira e pessegueiro: entomosporiose - pulverizar com caldabordalesa ou calda sulfocálcica após a poda, até o início da formação dos frutos.

Dentre as principais pragas que atacam a cultura do pessegueiro estão as moscas-das-frutas (Anastrepha fraterculus, A. obliqua, e Ceratitis capitata) e a mariposa oriental (Grapholita molesta) (GALLO et al., 2002).

No Modo de Produção Biológico é autorizada, nesta fase, a aplicação de caldas à base de cobre contra a lepra. Mais tarde, com os pessegueiros já em vegetação, é autorizada a aplicação de enxofre.

A poda de frutificação é feita desde o início da floração e se estende até o final da mesma. Segundo o técnico, a prática não pode ser muito antecipada senão induz a planta a iniciar a brotação, o que a tornará mais sensível a possíveis geadas tardias.

Os inseticidas fosforados, como malation, thriclorfom e fentiom, além do piretróide deltametrina foram amplamente utilizados nas últimas três décadas para o controle de moscas-das-frutas no Brasil (RAGA; SATO, 2011).

Folhas juntas e enrugadas nas pontas dos galhos do pessegueiro pode ser sinal de ataque de insetos. Para evitar esse problema, a planta precisa ser nutrida adequadamente.

Existem algumas técnicas mais comuns de controlar as pragas, são elas: controle químico, controle físico, controle biológico e controle educacional. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, por isso, combiná-las é a melhor forma de alcançar resultados satisfatórios.

Quais são as técnicas de controle utilizadas?

  1. Monitoramento da lavoura. A vistoria frequente da lavoura permite identificar qualquer aparecimento de planta daninha ou foco de pragas e doenças. ...
  2. Rotação de culturas. ...
  3. Controle biológico. ...
  4. Adubação. ...
  5. Dessecação pré-plantio. ...
  6. Variedades resistentes. ...
  7. Uso de sementes sadias.

Os tipos de controle podem e, preferencialmente, devem ser usados de maneira integrada para controle das pragas no campo em praticamente qualquer cultura agrícola. Os métodos citados foram: controle cultural, controle biológico, controle comportamental, controle genético, controle varietal e controle químico.

ÓLEO DE NEEM. Além de matar as pragas, o óleo de neem pode ser usado também para impedir que elas apareçam. Dilua 1 colher de sopa de óleo de neem em 1 litro de água e borrife em toda a planta. Como medida de proteção, pode ser usada de uma a duas vezes por mês.

A plena floração do pessegueiro, em Urussanga, normalmente ocorre no in- verno, entre os meses de julho e agosto, como pode ser observado na Figura 1A. Entretanto, no ano de 2013 foi observa- do um florescimento outonal anômalo em cerca de 20% dos acessos da coleção de pessegueiros da Epagri, na cidade.

Sendo assim alguns frutos caem por falhas de polinização, sendo atribuídas a causas fisiológicas, que determinam uma queda normal, comparável àquela das árvores frutíferas em geral. Muito pouca queda ocorre em seguida a esse período inicial, a não ser que as condições sejam extremamente desfavoráveis.

O controle químico da mosca das frutas é realizado com a aplicação de inseticidas em cobertura total ou em iscas tóxicas. Elas são preparadas com adição de defensivos químicos a um atraente alimentar, muito parecido com o atrativo utilizado na armadilha McPhail.

Existem alguns fatores que favorecem o ataque de pragas, como:

  • Não aplicar medidas de controle;
  • Falta de rotação de culturas;
  • Plantio em regiões ou estações favoráveis ao ataque de pragas;
  • Adubação desequilibrada (plantas desnutridas são mais suscetíveis ao ataque de pragas).

Principais pragas agrícolas e como combatê-las

  • Lagarta-do-cartucho.
  • Percevejo-marrom.
  • Helicoverpa armigera.
  • Corós.
  • Mosca-branca.
  • Pulgões (afídeos)
  • Larva minadora.
  • Ácaro rajado.

Caso necessite substituir, use 300 g de cal hidratada. Importante! A mistura deve ser sempre realizada colocando o sulfato de cobre (azul) na cal (branca) e nunca ao contrario, pois a reação que ocorrera formará uma pasta, perdendo sua qualidade. 4° Passo: verificação da acidez da calda bordalesa.