Quando a barriga do bebê fica dura?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Quando os bebês estão com gases, a barriguinha normalmente fica distendida. Isto é: um pouquinho maior do que o normal. Além disso, ela também pode ficar mais durinha em decorrência do acúmulo de gases na região.

Os sintomas de infecção intestinal no bebê podem surgir poucos dias após o contato do bebê com o vírus ou bactéria responsável pela doença, sendo os principais:

  • Diarreia;
  • Dores abdominais intensas que fazem a criança chorar;
  • Febre;
  • Vômitos;
  • Enjoo.

Faça movimentos com as perninhas dele
Pode ser que os desconfortos na barriga do bebê sejam causados por gases. Para ajudar o bebê a eliminá-los, coloque-o deitado de barriga para cima, dobre as pernas dele (trazendo os joelhos para a barriga), e depois movimente-as, imitando o pedalar de uma bicicleta.

Movimentar o corpinho do recém-nascido pode ajudar a dissipar os gases. Uma boa maneira de fazer isso é deitando a criança de barriga para cima e fazer movimentos de dobrar e esticar as pernas, como se ele estivesse pedalando. Essa compressão vai ajudar a dissolver e soltar os gases.

Quando o bebê está com gases ele pode sofrer de cólicas e demorar a pegar no sono. Nesse caso, é recomendado fazer alguns truques para diminuir os gases do bebê antes durante esse período, sendo assim ele pode dormir seguro com a barriga para cima.

Alimentação das crianças pode aumentar flatulência
Ele cita como exemplos o feijão, o milho, o brócolis e os derivados do leite como alimentos que produzem mais fermentação e mais ar no trato gastrointestinal de crianças, mas também de adultos.

Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.

Barriga distendida
Quando os bebês estão com gases, a barriguinha normalmente fica distendida. Isto é: um pouquinho maior do que o normal. Além disso, ela também pode ficar mais durinha em decorrência do acúmulo de gases na região.

Assim, alguns dos alimentos que podem ser indicados são:

  • Frutas: mamão, laranja com bagaço, ameixa preta, tangerina, pêssego;
  • Vegetais folhosos cozidos: couve, brócolis, espinafre;
  • Legumes: cenoura, batata doce, beterraba, abóbora;
  • Cereais integrais: aveia, farelo de trigo.

É no terceiro mês após o nascimento que o bebê completa um ciclo de 12 meses desde a fecundação, contando o período de vida intrauterina. Nesta fase, ele deixa de ser um recém-nascido, pois no quarto mês seu sistema digestivo já está formado e as cólicas tendem a deixar de ocorrer.

Costuma começar depois de duas ou três semanas de vida e costuma melhorar por volta dos três meses (mas nem sempre).

Caso procure um leite para bebê que apresente benefícios vitamínicos e componentes que estimulam o desenvolvimento, sem ocasionar cólicas e gases, a opção certa é a Fórmula Infantil – Nan Supreme 1.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

Se o seu bebê faz muita força, fica vermelho, chora muito, geme e mesmo com as fezes amolecidas demora até 20 minutos para conseguir evacuar, isso pode indicar a presença da disquesia. Muitas vezes a disquesia pode se confundir com as cólicas tão comuns nessa fase.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

- Depois de mamar mantenha o bebê no seu colo e em posição ereta para arrotar. Se o bebê não arrotar depois de 10-15 minutos, pode ser colocado novamente no berço para dormir. Recém-nascidos dormem bastante, principalmente logo após a mamada. Esse intervalo é o momento ideal para a mãe relaxar, dormir ou alimentar-se.

"Alimentos ricos em açúcar, pão branco e arroz branco também devem ser evitados. São extremamente calóricos e, por isso, contribuem para o ganho de peso materno e do bebê", explica Luciana. Mesmo assim, a nutricionista ainda destaca que não existe um alimento específico que cause cólicas ou dores no bebê.

Luftal Infantil é um medicamento de uso oral indicado para bebês e crianças com excesso de gases no aparelho digestivo, proporcionando alívio nas dores e cólicas.