Quando a cadela é castrada ela fica mais calma?

Perguntado por: ireis . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Afinal, a castração ajuda a deixar o cachorro mais calmo? Em alguns casos, sim: cachorro castrado fica mais calmo! Conforme explica a Dra. Ana Paula, “a castração modifica a produção de alguns hormônios que interferem no comportamento do cão, como a testosterona”.

Após a castração, o cachorro ou a cadela pode se recusar a comer, pois o anestésico pode causar enjoo e vômitos. Além disso, o pet pode sentir uma leve dor no local da cirurgia mesmo tomando analgésico. Sem falar que o pet pode ficar sonolento, perder o apetite e apresentar incontinência urinária.

Desconfortos decorrentes da cirurgia de castração
Não é incomum vê-lo chorando e/ou sentindo dores nessa fase. A medicação pode ajudar a reduzir isso, por isso é importante oferecer os remédios corretamente. É também normal que o pet coma menos, durma mais e esteja desanimado.

9 meses de idade

É importante lembrar que a esterilização da cadela não deve ser feita muito cedo, pois pode comprometer seu desenvolvimento e retardar seu crescimento. Neste caso, indica-se sempre conversar com o veterinário para tirar as dúvidas. Mas, geralmente, o melhor momento para realizar a operação é entre 6 e 9 meses de idade.

Restrinja algumas atividades. Entre sete e dez dias após castrar cachorro, o ideal é evitar que o pet faça atividades intensas, como passeios, correr, subir e descer escadas e pular. Atividades em excesso podem causar dor, sangramentos e inchaços.

Afinal, cadela castrada pode entrar no cio? Não. A castração tem como objetivo, justamente, remover os órgãos reprodutores responsáveis pela produção de hormônios da cadela, e, sendo assim, ela não deveria sofrer de nenhum dos sintomas relacionados ao cio, sejam eles psicológicos ou físicos.

Alguns cães podem continuar a montar mesmo após a castração. Isso acontece porque, muitas vezes, o animal associa o comportamento à atenção que consegue do tutor — mesmo que seja para receber uma bronca.

Quais são os cuidados necessários após a castração do meu pet?

  1. Siga a medicação à risca. Depois da cirurgia, o veterinário provavelmente receitará um ou mais medicamentos para a recuperação do animal. ...
  2. Evite atividades físicas. Durante o período de recuperação, o animal precisa de repouso. ...
  3. Cuide das cicatrizes.

12 dias

O tempo de recuperação de um cachorro castrado varia entre uma semana e 12 dias, aproximadamente. Existem diversos cuidados que precisam ser tomados, principalmente com os pontos. Para não ter o perigo de estourar os pontos, o cão pode utilizar um colar elizabetano. A ferida da cirurgia precisa ficar sempre limpa.

15 dias

Existe uma dúvida comum no uso da roupa cirúrgica em cães: quanto tempo o pet deve usar? Na verdade, é o médico-veterinário quem estipula a duração em cada caso, mas, no geral, é utilizada entre dez e 15 dias, de acordo com a gravidade do procedimento e se todos os cuidados pós-cirúrgicos foram realizados corretamente.

Muitos cães lambem os tutores para demonstrar afeto ou colher informações através do paladar e olfato. De modo instintivo, filhotes lambem para reconhecer membros de sua matilha. Já as mães, lambem para deixar seu cheiro na ninhada e serem reconhecidas”, detalha.

O que explicaria essa atitude é que os cães costumam querer ficar próximos de quem oferece mais afeto a eles. Ou seja, é comum que ele siga o tutor que dê o que ele precisa: carinho, comida, água e brincadeiras. Isso porque ele sabe que com aquela pessoa, não ficará desamparado.

Um deles é bem simples: chamar atenção. O pet pode estar apenas tentando atrair o tutor com essa atitude diferente. Outra explicação do por que os cachorros se esfregam nas coisas é coceira. Pulgas, carrapatos, alergias e outras doenças podem acabar causando uma coceira excessiva no animal.

Proteção da ferida
Também, evite ao máximo que o animal lamba a ferida para que não haja infecção e rompimento dos pontos. O recomendando é utilizar um colar elizabetano, pelo menos durante o tempo que estiver longe.

Em alguns casos, o profissional pode fazer uso de pontos de absorção natural e cicatrizante natural para feridas em cachorro. Caso os pontos fiquem por mais tempo na pele do que o recomendado pelo especialista, eles podem acabar inflamando e causando mais danos ao animal.