Quando a dança de salão chegou ao Brasil?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 18 de maio de 2023
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A dança de salão chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores portugueses, ainda no século XVI, e mais tarde, pelos imigrantes de outros países da Europa que vieram para o país. Sofrendo muitas influências culturais com os povos indígenas e africanos, surgindo novas danças (ELLMERICH,.

Como já vimos em Breve História da Dança, post de setembro da coluna Dança, a primeira modalidade dançante praticada pelos casais foi a Valsa. Ela surgiu no final do século XVIII, na Áustria.

No Brasil, oito ritmos são os mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, sendo eles: bolero, soltinho, samba, forró, lambada,zouk, salsa e tango.

A dança de salão foi impulsionada no Brasil por intermédio da colonização dos portugueses, trazida como forma cultural dos colonizadores, e que com o passar dos anos passou a ser integrada no novo território.

A dança de salão tem origem na corte do rei Luís XIV de França (1638-1715). É possível que, na época, os pares se abraçassem lateralmente, por conta dos soldados carregavam a espada no lado esquerdo, como é mostrado nas imagens de Il Ballarino, de Fabrizio Caroso.

As danças populares brasileiras surgiram da fusão da cultura europeia, africana e árabe aliada às manifestações oriundas do próprio país. A dança é uma expressão artística considerada um elemento fundamental para a cultura local e, sobretudo, mundial.

Derivado do nome “forrobodó”, que significa confusão, arrasta-pé, ou farra, o forró surgiu no século XIX, na região de Pernambuco, onde eram realizados bailes populares.

A dança de salão é uma modalidade que abrange diversos estilos de dança, executados em dupla. Faz parte das danças sociais. As chamadas danças sociais são aquelas realizadas por casais (duplas) e também em eventos e celebrações sociais. Ou seja, não são unicamente apresentadas em ensaios ou espetáculos.

De salão, porque requer salas amplas para os dançarinos fazerem livremente suas evoluções e porque foi através da sua prática nos salões das cortes reais europeias que este tipo de dança foi valorizado e levado para as colônias da América, Ásia e África, sendo divulgado pelo mundo todo e transformando-se num ...

8 estilos de dança de salão

  1. Maxixe. O maxixe, também conhecido como o tango brasileiro, foi criado na periferia do Rio de Janeiro, em meados de 1870. ...
  2. Lindy Hop. ...
  3. Mambo. ...
  4. Bachata. ...
  5. Paso Doble. ...
  6. Quickstep. ...
  7. Cha cha cha. ...
  8. Jive.

Na pré-história dançava-se pela vida, pela sobrevivência, o homem evoluiu e a dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais. Na Grécia, a dança ajudava nas lutas e na conquista da perfeição do corpo, já na Idade Média se tornou profana, ressurgindo no Renascimento.

Nas civilizações antigas, como a egípcia e a mesopotâmica, a Dança era uma forma de honrar os Deuses. Esse tipo de Dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão, e é considerada milenar. Na Grécia antiga, a Dança também tinha um caráter ritual, sendo usada nos cultos aos Deuses.

A Dança Indígena
Há relatos de autos produzidos pelos jesuítas no século XVI, que ensaiavam os indígenas para apresentarem danças. As danças mais conhecidas são o toré, no Nordeste e o kuarup, realizado pelos indígenas do Alto Xingu, no Mato Grosso.

5 tipos de dança de salão mais praticados no Brasil

  1. Forró O forró é um estilo surgido no nordeste brasileiro. ...
  2. Samba de gafieira. O samba de gafieira é uma vertente do samba que aparece como desdobramento do maxixe, um estilo originado na primeira metade do século XX, sendo tipicamente brasileiro. ...
  3. Tango. ...
  4. Salsa. ...
  5. Zouk.

Foi aproximadamente em 4.000 a.C. que a técnica da dança começou a aparecer. Como citamos no início do texto, no antigo Egito eram feitas homenagens a Osíris com as danças astro-teológicas.

Com o tempo e as influências culturais a dança também mudou e chega aos dias atuais com duas vertentes: a dança teatral e a dança social. A segunda tem o foco em quem dança enquanto que a primeira é para o espectador, comunica e para isso precisa de público.