Quando a ferida fica preta?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

A coloração preta numa ferida indica o mais grave dos quadros. Significa que o tecido da região necrosou. Em outras palavras, as células estão mortas. Em consequência, a cicatrização é interrompida, o ambiente se torna receptivo à proliferação de micróbios e há o risco do quadro se ampliar territorialmente.

Uma ferida preocupante é aquela que não tenha cicatrizado depois de 7 a 10 dias desde o surgimento. E também acende o alerta qualquer ferida que cicatrizou e depois voltou a abrir.

É sinal de que ali começa a se formar algo que se chama tecido de granulação, isto é, o crescimento de pequenos vasos sanguíneos e de tecido conjuntivo que vão preencher aquele “buraco”.

Regra 1: fique de olho em sua ferida. Em outras palavras: se a sua ferida está vermelha nos estágios iniciais, isto geralmente é um bom sinal. Isso significa que seu tecido está cicatrizando. Mas observe se você vir uma aparência amarelada, fibrosa ou manchas escurecidas e/ou amarradas.

· Papaína Creme ou Gel 10%: indicado para lesões com necrose seca ou húmida com baixo exsudato.

A reversão usual no caso de princípio de necrose é o uso da hialuronidase, feita pelo profissional que executou a harmonização, logo após os primeiros sinais de isquemia local. A hialuronidase dissolve o preenchedor, revertendo assim a obstrução dos vasos, devolvendo a circulação sanguínea para a área.

Acontece, geralmente, quando células que fazem parte do sistema nervoso são danificadas. Necrose caseosa: coloração branca ou amarelada, semelhante à do queijo cremoso. Resultado de lesão crônica, de longa duração.

O espectro de cores indicativo de necrose é: branco/opaco – traduzido pela palidez ou opacidade da mucosa e da pele, decorrente de eventos isquêmicos; vermelho escuro/azulado/roxo/negro – escurecimento, em caso de necrose hemorrágica; amarelo/marrom – típico da supuração, na necrose liquefativa.

Quando a necrose está relacionada ao ato iatrogênico, ela acontece até 12 horas após o procedimento, pois a vascularização do tecido é interrompida devido a lesão iatrogênica do vaso, não suprindo o tecido desejado.

Já uma ferida infeccionada geralmente apresenta sintomas mais graves, como pus, febre, mal-estar geral e vermelhidão que se espalha para além da área da ferida. Se houver suspeita de infecção, é importante buscar atendimento médico imediatamente para não agravar o problema.

A existência de pus ou secreção, principalmente de cor amarelada ou esverdeada e mais espessa, também é um indicativo de infecção.

Feridas necrosadas (não isquémicas)
O tecido necrótico consiste numa acumulação de células, tecido e resíduos celulares mortos.

Cores das Feridas: o que elas podem mostrar? As feridas podem apresentar três tipos de coloração, as quais ajudam a identificar o problema e tratar de forma eficiente. As cores observadas durante o processo de cicatrização podem ser: Preta, Vermelha, Amarela, Branca e Fosca.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.