Quando a mãe está exausta?

Perguntado por: ovieira3 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

É impossível ser uma mãe 100% boa em 100% do tempo. Além do esgotamento constante, o Mommy Burnout também vem acompanhado de outros sintomas, como irritabilidade, falta de interesse, motivação e propósito, falta de prazer no cuidado com os pequenos e pequenas, além de pensamentos negativos frequentes.

O termo é utilizado para definir o cansaço e o estresse crônico de mães sobrecarregadas com as funções maternas, tarefas do dia a dia, vida social, entre outras coisas.

A maternidade cansa. Sim, é verdade que o cansaço de mãe acompanha muitas mulheres, desde a descoberta da gravidez até os primeiros anos de vida do filho. Gerar, zelar e educar uma criança é intenso. Por isso, mãe com esgotamento mental e físico é mais comum do que parece.

Confira algumas formas de passar longe do Mommy Burnout:

  1. Peça e, principalmente, aceite ajuda. Entenda que você não precisa (e nem consegue) dar conta de tudo sozinha. ...
  2. Mantenha relacionamentos fora do seu grupo de maternidade. ...
  3. Reserve um tempo só para você!

"É normal se sentir irritada, nervosa e até mesmo com raiva do filho", esclarece a neuropsicóloga Deborah Moss, mestre em Psicologia do Desenvolvimento (USP).

Além das mudanças no corpo, a carga de responsabilidades e a falta de uma rede de apoio podem causr o esgotamento materno. Entenda. O pós-parto é uma fase de mudanças físicas e psicológicas intensas, mas o fato de as muitas mães enfrentarem o puerpério sozinhas intensifica as dificuldades.

O pouco tempo de sono, os cuidados que se repetem em ciclos intermináveis, as tarefas de casa, os hormônios em gangorra, a dedicação intensa e a exaustão podem fazer com que você vire uma mãe nervosa ou estressada.

Manipuladores
Outra característica de um pai ou mãe tóxico é a manipulação, que Canales chama de "abuso emocional". “O eixo dessa forma de abuso tem a ver com a culpa. O adulto se faz de vítima na frente da criança para chantageá-la e conseguir o que quer”, descreve.

Fase 7: Começo da independência
Costuma ser por volta dos dois anos. Em contraste com a angústia da separação, a mais difícil entre as 7 fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda mais atenção, nesta o pequeno fica incontrolável.

Já o termo “mommy burnout” é utilizado para definir essa exaustão e estresse crônico, de mães sobrecarregadas em sua rotina e função materna. O burnout em mães não é causado pela maternidade em si, mas sim pelo acúmulo de responsabilidades, funções e rotina desgastante.

Brinque, passeie, abrace, dê risada, ensine, ajude, às vezes chame atenção (quando for preciso). O tempo não volta, então aproveite a maternidade ao máximo! E lembre-se: se está passando por um período difícil no maternar, tudo passa, melhora e se adapta.

O esgotamento físico e mental afeta as pessoas de duas formas. A primeira é trazendo sintomas físicos, como cansaço constante, redução na força muscular, dores generalizadas e sensação de moleza no corpo, ou seja, aspectos que vão impactar diretamente no quão ativo o indivíduo consegue ser e se manter no dia a dia.

O esgotamento também pode provocar dores, tontura, sensação de desmaio, formigamento e queda da imunidade. “Uma vez que não tomamos medidas preventivas em relação à exaustão, isso pode desencadear processos de adoecimento físico e mental.

Ser mãe é um sentimento que atravessa o seu corpo e deixa marcada a sua alma. Vida de mãe é feita de erros e acertos: ser mãe não é ser perfeita, não é saber tudo de repente. É estar disposta a aprender o tempo todo, evoluir constantemente, crescer com os seus filhos e por eles, a cada passo do caminho...

A fase pode ser difícil e delicada, porque ela tem que lidar com as alterações, e ao mesmo tempo, com as obrigações para com o recém-nascido. Toda mulher passa pelo período de puerpério, mas as implicações variam para cada mulher. Isso significa que o acompanhamento médico é essencial.

O que fazer quando sua mãe só te critica?

  1. Conversar com ela para entender o que está acontecendo.
  2. Tentar se impor quando receber uma crítica.
  3. Fazer as críticas entrarem por um ouvido e saírem pelo outro.

O estresse de uma mulher durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento do cérebro do bebê ainda não nascido, de acordo com estudos baseados em exames cerebrais em fetos, publicados nesta segunda-feira (7) na revista de medicina JAMA Open Network.

Isso não é sinal de anormalidade e nem de ingratidão!! Recomendo que você procure um acompanhamento terapêutico para fazer uma análise mais completa e acolhedora do que você está sentindo!! Sua mãe tem sorte em ter uma filha tão atenta como você!!

Educação (84%) e saúde (82%) são as principais inquietações dos pais de todas as configurações familiares.

Ser mãe é um dom divino. É sentir um amor incondicional e sem limites, que nos ensina a amar, perdoar, compreender, ter tolerância e não pedir ou desejar nada em troca. É ser guerreira e nunca se sentir sozinha, porque você passa a viver pensando por dois e em função do outro.

Os principais desafios da maternidade

  • A necessidade de dizer não. Dizer não é necessário, mas nem sempre é fácil. ...
  • O eterno peso da culpa. Dizem por aí que a culpa é inerente à maternidade. ...
  • A importância da educação. ...
  • O excesso de informação. ...
  • A arte de equilibrar família e carreira.