Quando a pessoa se olha no espelho e não se reconhece?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Em meio a tudo isso, surge o distúrbio de imagem, chamado de transtorno dismórfico corporal(TDC), que se caracteriza justamente pela percepção alterada de si mesmo diante do espelho:quando o que a pessoa enxerga no espelho não condiz com a realidade.

A despersonalização é um transtorno que faz com que um indivíduo tenha sua percepção sobre si mesmo alterada. Caracteriza-se por sensações de irrealidade, apatia, amnésia, impressão de que está separado do corpo, perda do controle, ataque de pânico, depressão, ansiedade, sono, estresse, cansaço e outros.

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), conhecido também como transtorno de imagem, é uma condição mental relacionada a uma preocupação exagerada com a própria imagem. Essa dismorfia corporal faz com que a pessoa se incomode profundamente com defeitos imaginários ou triviais em seu corpo.

A síndrome de espelho é uma patologia invulgar na qual o edemamaterno é observado em associação com hidropsia fetal e/ou placentária graves. Esta doença pode ser fatal paraamãe e para o feto. A sua patogênese émal compreendida, e pode ser confundida compré-eclâmpsia,mesmo comcaracterísticas distintivas identificadas.

Se você se julga constantemente a sua aparência, pode ser que você sofra de ansiedade do espelho. O problema é comum entre pessoas que estão frequentemente olhando suas imagens refletidas e, em alguns casos, pode evoluir para um quadro de depressão.

A teoria dos espelhos, de Jacques Lacan, médico, psiquiatra e psicanalista francês, acredita que só conseguimos enxergar características em outras pessoas que também existam, ou já existiram algum dia, dentro de nós. Ele acredita que nosso papel, como humanos, é aprender sobre nós mesmos, através das nossas relações.

Episódios de despersonalização são caracterizados por um sentimento de irrealidade ou distanciamento ou estranhamento de si mesmo como um todo ou de aspectos de si mesmo (Critério A1). O indivíduo pode sentir-se distanciado de seu próprio ser como um todo (p. ex., “Não sou ninguém”, “Não tenho identidade”).

Despersonalização é uma sensação de estranhamento de si mesmo, como se "você não fosse você mesmo", algo dificil até de explicar, segundo muitos pacientes. Busque ajude psicológica, e, dependendo do caso, psiquiátrica. Não é sinal de loucura, fique tranquilo, apenas precisa de um acompanhamento e possivel tratamento.

Até hoje, não foi descoberta a causa da esquizofrenia, mas a combinação de alguns fatores genéticos, cerebrais e do ambiente podem desencadear a doença. Fatores hereditários - parentes de primeiro grau de um esquizofrênico têm mais chances de desenvolver a doença do que as pessoas em geral.

Você já ouviu falar em desrealização ou despersonalização? Ambos são transtornos dissociativos que proporcionam uma sensação persistente de estranheza com a realidade, anestesia emocional e até separação do próprio corpo. Em transtornos dissociativos, algumas funções psíquicas se rompem.

Você já teve a sensação de estar desconectado do próprio corpo? Essa é a principal sensação que define o Transtorno de Despersonalização. Existem relatos de pessoas que passam por experiências onde parece que se está desligado do corpo e é como se você fosse um observador externo da sua própria vida.

Distorção de imagem: quais os sinais?

  1. Não querer se alimentar junto de um grupo.
  2. Insatisfação intensa com o corpo.
  3. Prática exagerada de atividades físicas.

Na lista das fobias mais “incomuns” há a eisoptrofobia, quando a pessoa não consegue se olhar no espelho, com medo de enxergar fantasmas ou outros seres alienígenas.

Na síndrome de Alice no País das Maravilhas, também conhecida como síndrome de Todd, a sensação de imagem do corpo, visão, audição, tato e espaço/tempo da pessoa estão distorcidos. Pessoas com a condição tipicamente observam objetos como se fossem menores do que a realidade e as pessoas parecem maiores do que são.

Nos espelhos planos, as imagens são formadas por prolongamentos de raios refletidos. Para que possamos enxergar o nosso reflexo em alguma superfície refletiva, esta deve promover a reflexão regular da luz, ou seja, refletir raios de luz com ângulo igual ao ângulo incidente.

Uma espécie de sentimento ou estado de que NÃO consigo me olhar no espelho é algo realmente sério e merece a nossa atenção. Esse comportamento de negação da própria imagem traz indícios de não aceitação, de baixa confiança e também de baixa estima.

Na teoria, o body checking é a ação de observar o seu corpo no espelho, um comportamento normal que fazemos diariamente. Porém, o problema é quando o ato se torna algo recorrente, causando angústias e desestabilidade emocinal.