Quando a tireoide pode virar câncer?

Perguntado por: lalencastro6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Esse tipo de câncer pode ocorrer em qualquer idade, porém há predomínio entre os 30 e 50 anos. Não é uma doença simples, mas ainda assim a chance de cura é extremamente alta: chega a 95%, já que a evolução da enfermidade se dá de maneira gradual.

O câncer de tireoide folicular é mais comum em regiões onde as pessoas têm uma dieta com baixo teor de iodo. A dieta com baixo teor em iodo também pode aumentar o risco de câncer papilar. Exposição às radiações Ionizantes. A exposição à radiação é um fator de risco comprovado para o câncer de tireoide.

O conceito de nódulo costuma assustar, porque as pessoas logo associam com câncer. “Mas a maioria dos nódulos de tireoide são benignos. Apenas cerca de 5% a 10% são malignos”, informa a Dra. Carolina Ferraz, endocrinologista do Núcleo de Tireoide do Hospital Samaritano Higienópolis.

Um nível de TSH elevado indica que a tireoide não está produzindo hormônios suficientes. Essa informação pode ser usada para decidir quais exames de imagem devem ser solicitados para uma avaliação inicial de um nódulo de tireoide. No entanto, o nível de TSH é geralmente normal no câncer de tireoide.

O hipertireoidismo é a condição que leva a tireóide a produzir hormônios excessivamente. Esta é uma das doenças da tireoide mais graves e pode induzir a problemas no coração e nos ossos. Ele afeta, sobretudo, a mulheres de 20 a 40 anos, mas também pode se instalar em homens e idosos.

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

Nódulos sólidos maiores que 1 cm, hipoecóicos (mais escuros), com margens irregulares, mais altos que largos e com microcalcificações internas foram considerados suspeitos.

A dosagem de calcitonina (outro hormônio produzido pela glândula) serve para investigar a hipótese de câncer medular de tireoide. Como o histórico familiar tem relação com o desenvolvimento desse tipo de tumor, o exame costuma ser indicado como rastreamento para pacientes com esse fator de risco.

O nódulo na tireoide é perigoso quando o nódulo é maligno. Porém, o nódulo maligno assim como o benigno tem tratamento. Vale ressaltar que toda questão de saúde não deve ser encarada como um perigo, mas caso dê atenção médica.

Grau IV (score 6): padrão citológico maligno: Carcinoma Papilífero: grande quantidade de células em blocos sólidos ou em arranjo papilífero. Os núcleos apresentam anisocariose, cromatina irregularmente distribuída, nucléolos proeminentes, presença de dobras da membrana nuclear e inclusão citoplasmática intra-nuclear.

Tratamento: nódulo na tireoide tem cura? Sim, o nódulo na tireoide tem cura independente do seu tipo. Para os nódulos malignos, ou cancerígenos, a cura se dá a partir da remoção por meio de cirurgia. Após a retirada, realiza-se um tratamento com Iodo radioativo para eliminar qualquer célula tiroideia remanescente.

Um dos passos mais importantes do diagnóstico é determinar se o nódulo na tireoide é benigno ou maligno. Para isso, o endocrinologista deverá solicitar testes de imagem como ultrassonografia e cintilografia. Além disso, uma biópsia será capaz de identificar a gravidade da lesão.

O câncer de mama leva, em média, de sete a dez anos para que uma célula com gene modificado se torne um carcinoma com pelo menos 1 centímetro de diâmetro.

A punção da tireoide é um exame indicado para casos em que a pessoa apresenta nódulos maiores que 1 cm. Entretanto, nem todos os nódulos com essa medida precisam ser puncionados. Conforme o grau de suspeita, o tamanho do nódulo a ser puncionado pode variar, chegando até 2,5 cm.

O exame de sangue completo, muitas vezes, pode trazer indicadores que representem o risco de desenvolvimento de um câncer em seu organismo. Por exemplo, sinais de irregularidade na quantidade de glóbulos vermelhos ou alterações nos glóbulos brancos podem ser indicadores de problemas relacionados com medula óssea.

Se você chegou até aqui em busca de entender se câncer na tireoide tem cura, a resposta é sim! Segundo a Fundação do Câncer, há chance de cura em 95% dos casos, uma porcentagem surpreendente para a recuperação de um tumor.

TSH Alto: Sintomas para ficar atento

  • Cansaço;
  • Depressão;
  • Queda de cabelo;
  • Ganho de peso;
  • Dores musculares frequentes;
  • Lapsos de memória;
  • Intestino preso;
  • Colesterol alto.

Crises crônicas de dor de cabeça que podem durar de horas a dias denominam-se enxaqueca. Podem ser acompanhadas de enjôo, vômitos e sensibilidades (à luz, barulhos ou cheiros).

Fazendo tudo corretamente, o paciente com hipotireoidismo volta a ter uma vida normal”, diz a especialista.

Sintomas de hipertireoidismo

  1. Excesso de apetite;
  2. Facilidade em perder peso;
  3. Insônia;
  4. Queda de cabelos;
  5. Inchaço na região do pescoço;
  6. Agitação, nervosismo e ansiedade;
  7. Fraqueza muscular.
  8. Aumento da frequência cardíaca (coração acelerado) e hipertensão arterial.