Quando começa o ano para os judeus?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Publicado em 06/09/2021 - 08:00 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília. Shanatova umetuka. É assim que os judeus desejam um ano bom e doce. No dia 6 de setembro começa, para o povo judaico, o ano 5.782, contado a partir da "criação dos primeiros seres humanos", Adão e Eva.

A data, chamada Rosh Hashaná, comemora o ano-novo do calendário judaico. “É o dia 1º, que começa hoje no pôr do sol. Foi nesta data que Deus criou a humanidade, a partir de Adão e Eva”, explica à Agência Brasil o rabino Sany Sonnenreich. “Nesta data comemoramos a criação do ser humano.

Porém a comemoração e o primeiro Sêder iniciam-se no anoitecer do dia 14 de Nissan (em 2022, sexta-feira, 15 de abril).

Deus criou o calendário dele para que nós estivermos alinhados ao tempo dele para que possamos receber as bênçãos e os presentes que Ele coloca na linha do tempo que ele criou. O calendário que nós vivemos sobre ele hoje, chamado calendário gregoriano, possui uma influência espiritual muito forte.

Agência Judaica Para Israel
No calendário judaico o dia de hoje é Tisha B'av, o 9°dia do mês Av, que é marcado por dois tristes acontecimentos históricos: a destruição do 1º e do 2º Templo em Jerusalém.

O ano 2022 corresponde ao ano 5782 e 5783. O ano 5782 começou no dia 7 de setembro de 2021 e terminou no dia 25 de setembro de 2022, enquanto o ano 5783 começa no dia 26 de setembro de 2022 e termina no dia 15 de setembro de 2023.

O calendário judaico é um calendário do tipo lunissolar cujos meses são baseados nos ciclos da lua, enquanto o ano é adaptado regularmente de acordo com o ciclo solar. Por isso ele é composto alternadamente por anos de 12 ou 13 meses e pode ter de 353 a 385 dias.

Yom Kipur significa o Dia do Perdão eterno, celebrado uma vez a cada ano. Trata-se de uma das datas mais importantes e sagradas do judaísmo, comemorada no décimo dia a partir do Hosh Hashaná, primeiro dia do Ano Novo no calendário judaico. Sua comemoração, em 2021, começa na tarde de 15/9 e vai até a tarde de 16/9.

A tradição judaica acredita que um dia inicia com o pôr-do-sol e termina com o pôr-do-sol seguinte, pelo que o shabat se inicia com o pôr-do-sol da sexta-feira comum e termina com o pôr-do-sol do sábado comum.

Entre os dias 6 a 8 de setembro, se celebra o Rosh Hashaná, o ano novo judaico, e a data marca a chegada do ano 5782 do calendário judaico.

Origem do calendário judaico
Criado há mais de 3 mil anos, o calendário judaico tem sua origem em histórias religiosas. Segundo a crença judaica, a lua nova do mês Nissan (correspondente a março/abril) teria sido apontada por Deus a Moisés pouco tempo antes da saída dos escravos hebreus do Egito.

Calendário Cristão ou Gregoriano
Foi criado em Roma no século VI por um monge chamado Dionísio. A contagem dos anos deveria ser iniciada por um acontecimento de grande valor, de modo que, como cristão, Dionísio considerou que o ano 1 deveria ser o ano do nascimento de Jesus Cristo.

O tema do Mês da Bíblia de 2022 é o Livro de Josué e o lema é "O Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes" (Js 1,9). O motivo principal para a escolha do Livro de Josué é a comemoração dos 200 anos da "Independência do Brasil" (1822).

O calendário gregoriano é um calendário criado na Europa em 1582, por iniciativa do papa Gregório XIII. O calendário surgiu com o objetivo de corrigir os erros do calendário anterior: o calendário juliano. O calendário gregoriano é o calendário mais usado no mundo atualmente.

O calendário judaico, chamada de Luach em hebraico, é utilizado pelo povo judeu que, diferente do gregoriano, conta o tempo desde a criação de Adão. O calendário judaico, chamado de Luach em hebraico, é utilizado pelo povo judeu como um organizador do tempo, como dias, semanas, meses, anos e séculos.

Em seguida à partilha da Palestina, os países árabes inciaram uma guerra contra Israel. Os combates se intensificaram na chamada Guerra da Independência, após o país se declarar um Estado independente, em maio de 1948.

Quando é 12:00 PM na Brasilia, Brasil, a hora do Jerusalem, Israel é 04:00 PM.

Um ano no calendário hebraico pode ter 353, 354, 355, 383, 384 ou 385 dias de duração. Os anos regulares comuns têm 12 meses com um total de 354 dias. Os anos bissextos têm 13 meses e 384 dias de duração. Os meses com números ímpares geralmente têm 30 dias, enquanto os meses com números pares têm 29 dias.